Rua. Joca Magalhães, 264 - Centro 56.903-480  -  Serra Talhada / PE
Site: www.matrizpenha.com.br 
Fone: (87) 3831-1971 / 3093
Pároco: Pe. Josenildo Nunes de Oliveira 
E-mail: paroquiadapenhast@hotmail.com


 

 

Click Aqui Para Ver o Calendário das Atividades Fixas da Paróquia

1º Sábado de cada mês - Missa com as crianças na Matriz da Penha às 09h Toda quinta-feira - Missa no Centro de Recuperação às 19h Último Sábado de cada mês - Missa no Abrigo Ana Ribeiro às 16:30h 1ª sexta-feira de cada mês - Encontro com as CEB´s às 08h

 

2º Sábado de cada mês - Reunião de pais e padrinhos com a Pastoral do Batismo às 19h no Centro Pastoral.

 

1ª Segunda-feira de cada mês - Reunião com a Pastoral da Criança às 08h Última sexta-feira de cada mês - Reunião com as equipes do Abrigo Ana Ribeiro

 

3º Sábado de cada mês - Encontro com os vocacionados da paróquia. Último Sábado de cada mês - Reunião do CPP às 20h no Centro Pastoral

 

DIÁCONO ROGÉRIO BRITO Batizados na Matriz da Penha todas as segundas-feiras às 10h Caxixola: Celebração da Palavra toda quinta-feira às 19h Abrigo Ana Ribeiro: Celebração da Palavra toda sexta-feira às 16:30h
IGREJA MATRIZ DA PENHA Missas: Segunda-feira - 08:30h           Terça-feira - 19h           Sexta-feira - 19h           Sábado - 19h           Domingo - 09h e 19h Casamentos: Sábados: 16:30h e 17:30h                    Domingos: 08h e 10:30h Batizados: Segundas-feiras: 10h                Domingos - 10h

SERRA TALHADA

"Maria, Nossa Mãe, nos mostra que há esperanças para o momento em que vivemos", disse dom Egidio no encerramento da Penha

Aconteceu na sexta, 08 de setembro, o encerramento das festividades em honra a Padroeira de Serra Talhada, Nossa Senhora da Penha. Foi a primeira festa em que esteve a frente o padre Josenildo Nunes, ex-pároco da Catedral. Essa foi a 227ª edição da festa.

As 09h teve a primeira concelebração presidida pelo bispo, dom Egidio Bisol. A tarde, por volta das 16h30, teve início a procissão que, como de costume, arrasta uma multidão pelas ruas de Serra Talhada.

Durante a missa campal que ocorreu em frente à matriz da Penha, dom Egidio falou que sabemos a quem recorrer nos momentos de dificuldades e aflições e sobre o momento por qual passa o nosso país. “Por isso que nós estamos aqui, vivemos momentos muitos difíceis, além das dificuldades que cada um de nós tem na sua vida pessoal, familiar e às vezes são muitas e pesadas, vivemos um momento difícil e doloroso na nossa sociedade e em nosso país. O que Ela (Nossa Senhora da Penha) nos diz hoje, tem uma saída sim: olhar para Jesus, tentar viver os valores que Ele viveu. Procurar colocar na base da sociedade a verdade e não a mentira, a fraternidade e não o aproveitamento, o bem de todos e não o meu bem pessoal, o serviço e não o poder, a solidariedade e não a cobiça de ter cada vez mais. Enquanto não trabalharmos para colocar na base da sociedade esses valores, dificilmente nós poderemos sair, porque a salvação de nosso país não será o dinheiro nem a economia, serão as pessoas livres e libertas, verdadeiras e solidárias”, disse o bispo.

Ainda durante a homilia, dom Egidio, disse que há esperanças e que Maria, Nossa Mãe, mostra isso. “Eu acho que hoje a nossa Mãe a quem recorremos procurando abrigo e também uma palavra ela nos diz isso, podemos ter esperança, ela está aqui no nosso meio. Ela é o sinal que Deus não nos abandona, nos quer bem, nos acompanha em todos os momentos da nossa vida e, diria mais ainda, nos momentos mais difíceis”, concluiu.

Ao final, Pe. Josenildo agradeceu aos grupos e movimentos e a todos que colaboraram para realização da festa.

3ª Romaria da Juventude aconteceu dentro das festividades de Nossa Senhora da Penha

Dentro das festividades de Nossa Senhora da Penha (Serra Talhada) aconteceu a 3ª edição da Romaria da Juventude. A concentração teve início na Paróquia do Bom Jesus Ressuscitado de ondem os jovens, puxados ao som de um trio elétrico, seguiram até a Paróquia da Penha onde ocorreu a missa presidida pelo padre Wellington Luiz, vigário paroquial de Flores.

O padre Wellington avaliou como positiva a 3ª Romaria da Juventude e disse estar feliz por ter presidido a Santa Missa dedicada a juventude dentro das festividades de Nossa Senhora da Penha. “A avaliação que faço é de foi positiva e a gente percebe que já é o terceiro ano e a cada ano vem crescendo o número de jovens. A gente percebeu que teve muito empenho e a quantidade foi que chamou a atenção e eu fico grato de ter a oportunidade de ter presidido a noite da juventude. Então a palavra realmente que vai resumir tudo é o empenho e principalmente o crescimento da Romaria da Penha, a Romaria da Juventude”, disse.

Paróquias da Penha e Rosário celebraram juntas o Dia de Corpus Christi

As Paróquias de Nossa Senhora da Penha e Nossa Senhora do Rosário, ambas em Serra Talhada, celebraram juntas o dia de Corpus Christi na quinta-feira, 15 de junho. Primeiramente aconteceu a missa na Paróquia de Nossa Senhora da Penha e depois a procissão com o Santíssimo pelo centro da cidade. A bênção final ocorreu na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.

Realizada VI Assembleia Diocesana da Pastoral do Menor

Neste domingo, dia 28 de maio, em Serra Talhada, aconteceu a VI Assembleia da Pastoral do Menor da diocese de Afogados da Ingazeira. O encontro contou com a presença de 19 pessoas das paróquias de Nossa Senhora da Conceição de Flores, Nossa Senhora da Conceição de Calumbi, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora do Rosário e da Paróquia do Senhor Bom Jesus Ressuscitado. A Assembleia teve como objetivo avaliar, planejar e reanimar a caminhada da pastoral.

Paróquias de São Judas Tadeu e Nossa Senhora da Penha visitam Santuário em Solidão

Dentro da programação de romarias da diocese de Afogados da Ingazeira ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em Solidão, neste domingo (21 de maio) foi a vez das Paróquias de Nossa Senhora da Penha (Serra Talhada) e São Judas Tadeu (São José do Egito).

As caravanas foram acolhidas no portal da entrada da cidade, de onde saíram em caminhada até a Gruta onde houve a concelebração presidida pelo padre Jorge Dias (São Judas) e concelebrada pelos padres José de Anchieta (Penha) e Genildo Herculano (Solidão).

Na homilia, o padre Anchieta pediu que todos rezem pelo momento difícil por qual passa o Brasil, citando os políticos de Brasília.

A próxima romaria será no dia 11 de junho com a participação das paróquias de Santa Terezinha (Santa Terezinha) e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Santa Cruz da Baixa Verde).

Liturgia da Paixão na Matriz da Penha, em Serra Talhada

Dentro da programação da Sexta-Feira Santa, na igreja de Nossa Senhora da Penha, em Serra Talhada, às 15h, teve início a Liturgia da Paixão. Após a liturgia da palavra, o beijo da Cruz e a comunhão, os fiéis sairam com a imagem de Nossa Senhora das Dores e na rua Enok Inácio houve o encontro com a imagem do Senhor Morto que desceu em procissão do Alto Bom  Jesus.

Paróquias da Penha e Rosário, em Serra Talhada, celebram juntas o Domingo de Ramos

As paróquias de Nossa Senhora da Penha e do Rosário, ambas em Serra Talhada, celebraram juntas o Domingo de Ramos. A bênção dos Ramos aconteceu na Paróquia de Rosário, e logo em seguida, todos se dirigiram em procissão até a Matriz da Penha, onde aconteceu a Concelebração Eucarística.

Padre Josenildo é empossado como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Penha

O padre Josenildo Nunes tomou posse na noite desta sexta, 24 de fevereiro, como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha em Serra Talhada. Uma grande caravana com aproximadamente 200 pessoas saiu de Afogados da Ingazeira para acompanhar a missa de posse do padre Josenildo que esteve à frente da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios por quase doze anos.

Durante a homilia, dom Egidio que presidiu a Concelebração, disse que o papel do padre não é o de construir coisas que outras pessoas podem fazer, ou organizar festas que também há pessoas que podem fazer melhor que o padre. “O papel do padre é de ser esse sinal desse amor de Jesus no meio dos seus. É isso que todo mundo pode pedir e cobrar, não precisa em si fazer tantas coisas, embora é bom que o padre também consiga realizar, mas o importante é que ele seja esse sinal do amor de Deus”, disse dom Egidio.

Padre Josenildo em seu discurso agradeceu a acolhida pelos paroquianos da Penha e disse que deseja estar como um irmão entre eles. “Povo de Deus da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, que acolhe-me com tanta alegria, quero de coração, estar com vocês como um irmão e ser para vocês um Pastor. Compreendam minhas limitações, pois sou fraco e imperfeito, mas ajudem a fazermos juntos a experiência missionária de uma Igreja em saída anunciando o Evangelho da alegria e testemunhando a misericórdia de Deus com todas as pessoas feridas no coração e louvar pelas bênçãos recebidas em cada família e em todos nós”, disse o padre.

Um momento marcante para os afogadenses durante o discurso foi quando o padre cantou um trecho do Hino do Senhor Bom Jesus dos Remédios. Padre Josenildo permanecerá durante oito anos como pároco da Penha.

Multidão participa de encerramento da festa de Nossa Senhora da Penha em Serra Talhada

Terminou na tarde/noite da quinta-feira, 08 de setembro, as festividades da padroeira de Serra Talhada, Nossa Senhora da Penha. Essa foi a 226ª edição da festa. Conforme vem acontecendo em anos anteriores uma grande multidão acompanhou a procissão pelo centro da cidade e retornando a Matriz da Penha onde ocorreu a concelebração eucarística presidida pelo bispo dom Egidio Bisol.

Dom Egidio disse como é bom todos estarem reunidos ali e que é um momento de graça em sentir a presença de Maria no nosso meio ela que nos revela o Senhor como o Deus da Misericórdia. “Foi bom caminhar junto com muitos irmãos e Maria caminhando conosco. Foi bom sentir a Sua presença de Mãe amorosa ao nosso lado e sentir também a presença forte de muitos irmãos que comungam na nossa mesma fé. Por isso que a festa é sempre um momento muito importante, muito forte, muito empolgante e que deixa muita esperança, paz e serenidade no nosso coração. A festa passa, mas a nossa vida continua. As manifestações passam, e a nossa fé continua. Um grande evento da vida da comunidade passa, mas a nossa vida comunitária não deve passar”, disse dom Egidio sobre o que colher de frutos após as festividades de Nossa Senhora da Penha.

Romaria da Juventude aconteceu dentro das festividades de Nossa Senhora da Penha

Na noite do domingo, 04 de setembro, dentro das festividades de Nossa Senhora da Penha em Serra Talhada, aconteceu a Romaria da Juventude que contou com a participação de jovens de várias paróquias da diocese.

A concentração ocorreu no bairro de São Cristóvão de onde saíram em caminhada acompanhados por um trio elétrico. Ao som de músicas católicas puxadas pelo trio, os jovens seguiram até a Matriz da Penha para participarem da missa que foi presidida pelo vice-reitor do Seminário Menor São Judas Tadeu, padre Juacir Delmiro.

O padre Juacir destacou a participação dos jovens em se engajarem nos movimentos da Igreja e que isso é de fundamental importância para a formação de cada um.

Procissão de Corpus Christi arrastou centenas de fiéis pelas ruas de Serra Talhada

O dia de Corpus Christi em Serra Talhada foi marcado pela procissão que levou centenas de fiéis pelas ruas do centro da cidade, com mais uma demonstração da religiosidade e fé dos serra-talhadenses. Após a missa na Matriz da Penha, o cortejo percorreu a Praça Sérgio Magalhães, no final da tarde dessa quinta-feira (25).

Pelo Faro de Notícias

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DA PENHA

Ó Virgem da Penha, Mãe nossa santíssima, que escolheste este lugar como trono da tua graça, olha com misericórdia para este povo que te aclama sua Padroeira. Olha para o teu povo que vive com tantas dificuldades e dá-nos coragem nas nossas lutas para que sintamos tua presença de mãe carinhosa que aponta caminhos para nossa libertação. Que tua bondade penetre cada dia em nosso coração para que possamos crescer em amizade e destruir o que nos desune, em nossas famílias e em nossa comunidade. Ajuda-nos a lutar com teu Filho Jesus para construir um mundo em que todos sejamos irmãos e irmãs.       Amém.

Igreja Nossa Senhora da Penha

Pe. JOSENILDO NUNES


 

Nasc.:   04/05/1972   -   Ordenação: 04/12/1998

Função: Pároco

Endereço: Rua Joca Magalhães, 264 Nossa Senhora da Penha

Cep: 56.903-480  Serra Talhada - PE

Fone: (87) 3831-1971 / 3093  

E-mail: josenildox@yahoo.com.br