Avenida. Rio Branco, 289 - Centro 56.800-000  -  Afogados da Ingazeira / PE

Pároco: Pe. Gilvan Bezerra de Lima

Bispo celebra Missa de Corpus Christi na Catedral de Afogados da Ingazeira

O bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, dom Egidio Bisol, celebrou a Missa de Corpus Christi, na tarde desta quinta-feira, na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios. Após a celebração, os fieis acompanharam a procissão com a imagem do Santíssimo Sacramento sobre um tapete de serragem.

Dom Egidio disse que mais uma vez contemplamos o amor de Deus que se revela na Eucaristia e lembrou que sempre os cristãos fazem isso quando se reúnem para participarem da missa, lembrando a Celebração da Santa Ceia na Quinta-Feira Santa. “Esta presença de Jesus na Eucaristia que deve se tornar o centro da nossa fé porque ela nos ajuda a sermos o que nós somos pelo batismo: parecidos com Jesus”, afirmou.

Após a missa, o corpo de Cristo foi conduzido em procissão pelo bispo, seguindo pela Praça Monsenhor Arruda Câmara, Avenida Rio Branco e retornando a Catedral onde aconteceu a benção. Neste ano, durante a procissão, houve parada para um momento de reflexão em três casas de idosos que já não podem mais frequentar a missa na Catedral. O tapete, confeccionado pelos jovens com serragem, folhas e sal grosso, respeita uma tradição trazida pelos imigrantes portugueses.

TRADIÇÃO

A celebração acontece sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A tradição iniciou-se no século 13, quando o cônego Tiago Pantaleão de Troyes (que viria a se tornar o papa Urbano IV) recebeu o segredo da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon. Ela teve visões de Cristo manifestando desejo de que a Eucaristia fosse celebrada. Em 1264, ocorreu o Milagre de Bolsena (Itália), quando um sacerdote, ao partir a hóstia, viu dela sair sangue, o que motivou a primeira procissão.

ORAÇÃO À NOSSO SENHOR BOM JESUS DOS REMÉDIOS

Senhor Bom Jesus dos Remédios, morrestes na cruz,

para perdoar nossos pecados, para curar nossos males.

Ressuscitastes, para nos dar vida nova da graça,

para conduzir à glória celestial. Ajudai-nos a fazer o bem

sem olhar a quem, a perdoar aos que nos ofendem, a amar

até os inimigos. Dá-nos servir a todos, como irmão, a fim

de que, na verdade, vivamos, desde agora, o vosso reino,

a vossa paz. Assim seja.

Igreja Senhor Bom Jesus dos Remédios

Pe. GILVAN BEZERRA DE LIMA

Nasc.: 23/07/1971

Ordenação12/12/1997

Função: Pároco

Endereço: Av. Rio Branco, 289- Centro.

Cep: 56.800-000 Afogados da Ingazeira/PE

gilvanbezerra@libero.it