Avenida. Rio Branco, 289 - Centro 56.800-000  -  Afogados da Ingazeira / PE

Pároco: Pe. Gilvan Bezerra de Lima

Acreditar em Jesus Ressuscitado significa deixar-se guiar pela Sua luz, disse dom Egidio na Vigilia Pascal

Neste Sábado de Aleluia (também chamado de Sábado Santo), aconteceu a Virgília Pascal, na Catedral de Afogados da Ingazeira. Este sábado é um dia de esperança, na certeza da ressurreição do Senhor. Durante o dia, não há missa nem outras celebrações litúrgicas, pois trata-se de um momento de silêncio e oração. O Senhor está sepultado. A Vigília Pascal, uma extensa celebração, foi presidida pelo bispo diocesano, dom Egidio Bisol, e concelebrada pelo pároco, Pe. Gilvan Bezerra e foi dividida em Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.

Na Liturgia da Luz, o bispo abençoou o fogo que acendeu uma grande vela, chamada de Círio Pascal. O Círio, que representa Jesus Ressuscitado, é todo decorado com símbolos religiosos, como o da primeira e da última letra do alfabeto grego – Alfa e Ômega. Estas letras indicam que Jesus é o início e o fim de tudo, como ensina a Bíblia. Cinco cravos representando os cincos ferimentos na cruz – dois nas mãos, dois nos pés e um na lateral do corpo.

Em seguida, o bispo abençoou a vela com orações e entrou na igreja, que continuou apagada. Neste momento, cada pessoa acendeu a sua vela a partir do Círio que passou pelo corredor da Catedral e, aos poucos, foi ficando toda iluminada.

Depois, aconteceu a longa Liturgia da Palavra, com lições do Antigo e do Novo Testamento, mostrando o projeto de salvação de Deus desde o episódio do Mar Vermelho até a ressurreição de Jesus. Então se voltou a entoar o Glória e procedeu-se a Liturgia Batismal: ladainha, bênção da água, renovação das promessas do Batismo e aspersão. Por último, a Liturgia Eucarística, onde o altar foi preparado novamente para o banquete da Eucaristia.

Durante a reflexão da Vigília Pascal, dom Egidio falou sobre em acreditar no Cristo Ressuscitado se deixar guiar pela Sua luz. “Acreditar em Jesus Ressuscitado significa deixar-se guiar pela Sua luz, até nos tornarmos, nós também, luz para os nossos irmãos. A Liturgia de hoje é também um convite para entendermos que a Páscoa de Jesus sozinha ainda não realiza plenamente a vontade de Pai se não se tornar a nossa Páscoa, a minha Páscoa, a sua Páscoa, a Páscoa da família, da comunidade, da sociedade, a Páscoa do mundo. Renovemos então a nossa fé na Ressurreição do Senhor e renovemos o nosso compromisso de trabalhar para que essa força da Ressurreição de Jesus se manifeste cada vez mais, cada vez melhor na nossa vida”, concluiu dom Egidio.

ORAÇÃO À NOSSO SENHOR BOM JESUS DOS REMÉDIOS

Senhor Bom Jesus dos Remédios, morrestes na cruz,

para perdoar nossos pecados, para curar nossos males.

Ressuscitastes, para nos dar vida nova da graça,

para conduzir à glória celestial. Ajudai-nos a fazer o bem

sem olhar a quem, a perdoar aos que nos ofendem, a amar

até os inimigos. Dá-nos servir a todos, como irmão, a fim

de que, na verdade, vivamos, desde agora, o vosso reino,

a vossa paz. Assim seja.

Igreja Senhor Bom Jesus dos Remédios

Pe. GILVAN BEZERRA DE LIMA

Nasc.: 23/07/1971

Ordenação12/12/1997

Função: Pároco

Endereço: Av. Rio Branco, 289- Centro.

Cep: 56.800-000 Afogados da Ingazeira/PE

gilvanbezerra@libero.it

Pe. JUACIR DELMIRO

Nasc.: 10/09/1987  -    Ordenação: 09/01/2015

Função: Vigário Paroquial

Endereço: Av. Rio Branco, 289- Centro.

56.800-000 Afogados da Ingazeira/PE

Fone: (87)3838-1221