Praça. Gonçalo Gomes, 32 - Centro 56.903-480  -  Tabira / PE
Fone: (87) 3847-1957 / 1615
Pároco: Pe. Adilton Guedes de Carvalho

Clero da diocese renova votos sacerdotais durante Missa do Crisma

Aconteceu na noite desta quarta (23 de março) na Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios em Tabira, a Missa dos Santos Óleos (Missa do Crisma). Como vem acontecendo há alguns anos a Missa dos Santos Óleos está ocorrendo em paróquias diferentes da sede da diocese (Afogados da Ingazeira), e já foi celebrada em cidades como Carnaíba, Serra Talhada, Itapetim e agora em Tabira.

Uma grande multidão de fieis esteve presente e lotou a Matriz em Tabira para participar da Benção dos Santos Óleos (Enfermos, Catecúmenos e Crisma) durante a missa presidida pelo bispo dom Egidio Bisol e concelebrada por quase todos os padres da diocese. Também estiveram presentes os seminaristas e representantes de todas as paróquias.

Óleo dos Enfermos

Óleo dos Catecúmenos

Óleo do Crisma

Os óleos abençoados serão usados durante o ano pelas paróquias nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos, e outras celebrações.

Dom Egidio disse que a Missa do Crisma é momento cheio de significado para todos nós, já às vésperas de entrarmos no Mistério Pascal de Jesus revivido no Tríduo Santo. Este ano a celebração contou com a presença de um grande número de missionários das Santas Missões Populares, que irão acontecer em todas as paróquias dentro do contexto maior do Jubileu da Misericórdia e da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida ao Pajeú.

Aos missionários o bispo lembrou que o primeiro passo da missão  é “entrar” pela Porta-Cristo para alcançarmos misericórdia e perdão. “Reconhecer que somos necessitados de misericórdia, vencer a tentação de blindar o coração e trancar as fechaduras da alma, escravos de nossas manias e de nossos medos, sozinhos, sem conseguirmos sair de nossas trevas e inseguranças”. Só depois poderemos sair como "missionários da misericórdia".

Na ocasião, de acordo com o ritual, Dom Egidio convidou os padres a renovarem seus compromissos: “Caríssimos padres, hoje é dia de reavivarmos a comunhão entre nós, dentro do nosso presbitério diocesano e renovarmos os compromissos assumidos na ordenação. Renová-los sem ilusões, mas com firmeza dentro da situação concreta em que nos encontramos, com suas alegrias e tristezas, decepções e esperanças”. E lembrou umas palavras do Papa Francisco: “os sacerdotes de hoje e amanhã sejam homens espirituais e pastores misericordiosos, interiormente unificados pelo amor do Senhor e capazes de difundir a alegria do evangelho na simplicidade de vida”. Dom Egidio lembrou outras palavras do papa aos bispos: “Amai com amor de pai e de irmão todos aqueles que Deus vos confiou. Antes de tudo amai os sacerdotes e os diáconos. O primeiro próximo do bispo é o seu presbitério. Se tu não amas o primeiro próximo não serás capaz de amar a todos”.

Pe. José Cicero Alves de Lima