Praça. da Bandeira, 04 - Centro
56.850-000 Flores / PE
Fone: (87)3857-1191
Pároco: Mons. João Carlos Acioly Paz 
Vigário: Pe. WELLINGTON LUIZ
Diácono Permanente: José Aparecido Batista dos Santos


 

Primeira fase da reforma da matriz de Flores foi entregue durante encerramento da festa da Imaculada Conceição

O município de Flores festejou na sexta (08 de dezembro) mais uma vez a festa de sua padroeira, Imaculada Conceição. Foi a 234ª edição da festa que contou neste ano com uma programação mais que especial onde foi entregue a primeira fase da reforma da matriz.

A procissão teve início por volta das 17h na matriz, passando por várias ruas do centro e retornando a matriz onde aconteceu a concelebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, dom Egidio Bisol.

O bispo disse que a festa da Imaculada Conceição é um momento muito grande, forte de fé e de confraternização. E que essa Imagem as pessoas se identificam e mexe profundamente nos corações de todos.

Ao final da concelebração foi exibido um documentário mostrando detalhadamente todo o processo da reforma, o pároco de Flores, Monsenhor João Carlos Acioly Paz, prestou contas do que já foi feito com a ampla reforma da matriz e agradeceu o empenho de todas as pessoas que colaboraram durante as festividades, bem como nessa primeira etapa da reforma.

Comunidade de Sítio dos Nunes, em Flores, encerrou festa de seu padroeiro, São João Batista

Aconteceu no dia 24 de junho, em Sítio dos Nunes, o encerramento da festa de São João Batista com a participação de um grande número de fiéis. A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Wellington Luiz que na homilia falou que "São João Batista era o maior porque era humilde". Ao final da celebração foram feitos os agradecimentos e o anúncio da nova comissão. Nossos parabéns ao povo Sitiense pela bonita festa em honra a São João Batista.

Paróquia de Flores vivenciou o Domingo de Ramos

A Paróquia da Imaculada Conceição, em Flores, também vivenciou o Domingo de Ramos. A concentração e Bênção dos Ramos ocorreu na capela de São Pedro e São Paulo, no Alto Pedro de Souza e em seguida, os fieis com os Ramos, caminharam até a Matriz, onde aconteceu a missa presidida pelo pároco, Monsenhor João Carlos Acioly Paz.

Paróquia da Imaculada Conceição, em Flores, realizou o II Mutirão da Fé

Aconteceu nos dias 25 e 26 de março, o 2° Mutirão da Fé na comunidade do Alto Pedro de Souza. Este movimento paroquial consiste em visitas às famílias, encontros com os casais, crianças e jovens, Ofício Divino das Comunidades e Celebração Eucarística. O Mutirão da Fé conta com o envolvimento das pastorais, movimentos e serviços da Paróquia.

Para o Pe. Wellington Luiz, Vigário Paroquial, o evento é caracterizado por um grande trabalho de evangelização, servindo também para a Igreja despertar sobre a necessidade de fazer missão. Finalizou sua fala destacando que, é de suma importância a visita às pessoas para que elas sintam a presença da Igreja em suas famílias e que, com certeza após esse trabalho missionário na comunidade os frutos virão com a graça de Deus.

No primeiro dia, foram realizadas visitas às famílias da comunidade num momento de diálogo, descontração e evangelização. Para Cácia Carvalho, coordenadora do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica, que acompanhou a comitiva, “foi um momento proveitoso, pois, ressalta a importância da Palavra e o amor de Deus na vida das pessoas”. Logo após, foi celebrada a Santa Missa na capela de São Pedro, presidida pelo Pe. Wellington Luiz, encerrando o dia com a palestra voltada para as famílias realizada pela Pastoral Familiar.

Já o segundo dia, foi marcado por encontros, onde no primeiro momento as crianças da catequese foram felizes em trabalhar o tema da Campanha da Fraternidade 2017. Em entrevista a PASCOM, Ledjane Oliveira, destacou o acolhimento que a comunidade fez e finaliza sua fala afirmando o olhar de importância que a Igreja demonstra nas problemáticas ambientais. No segundo momento, os jovens se reuniram em orações e discussões sobre uma vivência cristã nos dias atuais.

Pascom Paroquial de Flores

Fieis devotos da Imaculada Conceição acompanham procissão e missa de encerramento em Flores

Chegou ao fim na tarde/noite desta quinta-feira, 08 de dezembro, a 233ª Festa da Imaculada Conceição, padroeira do município de Flores. De acordo com o pároco, Monsenhor João Carlos Acioly Paz, foram nove noites bem participadas pelos fieis devotos da Imaculada Conceição e que contou com a presença de vários padres de diversas paróquias da diocese durante todo o novenário.

Por volta das 17h, teve início a procissão percorrendo algumas ruas do centro da cidade e retornando a matriz onde ocorreu a Concelebração Eucarística presidida pelo bispo, dom Egidio Bisol.

Dom Egidio disse que na maioria das vezes descarregamos as coisas ruins que acontecem dizendo que foi Deus que quis assim, mas que a responsabilidade não é Dele. “Nós ganhamos de Deus um grande presente que se chama liberdade, talvez o maior presente depois da vida, a liberdade. Se Ele não tivesse dado a liberdade, nós seríamos iguais, perfeitamente iguais aos gatos, aos cachorros... Se nós não somos iguais a eles, é por conta da liberdade que Ele nos deus. Porque a liberdade supõe a inteligência e a capacidade de escolher, e nós podemos usar dessa liberdade, com liberdade, escolhendo o bom, o bem, como é o normal, mas às vezes escolhendo também o contrário”, disse dom Egidio.

O Monsenhor João Carlos agradeceu a participação de todos os fieis, bem como de todos os padres que estiveram participando das festividades alusivas aos 233 anos da festa da Imaculada Conceição.

EJC de Flores completa 10 anos

O EJC (Encontro de Jovens com Cristo) da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Flores, nasceu no ano de 2006. Tudo começou quando dois jovens filhos de casais do ECC foram escolhidos para participar do encontro durante os 03 dias na cidade de Itapetim, no mês de abril de 2006, acompanhados por um casal do ECC para ser os pais adotivos.  Nessa época a Paróquia era administrada pelo Pe. Ailton Costa. Eles não sabiam, mas essa ação mudaria a história de muitos jovens a partir daí.

Sendo implantado na paróquia no mês de Julho de 2006, o primeiro EJC com 40 jovens do município, no entanto este encontro foi o ponto culminante para a juventude florense, desde então todo o incentivo e apoio veio para realização de outros EJCs na Paróquia.

Diante de tantos eventos realizados na Paróquia, o EJC começou a evangelizar outros jovens, engajamento dentro do conselho de Pastoral Paroquial, nas pastorais, catequese, liturgia e dentre outros movimentos paroquial.

Neste mês de Julho é com grande alegria e gratidão que o EJC comemora seus 10 anos de existência! São 10 anos fazendo história, marcando a vida das pessoas, trazendo jovens para mais próximos de Deus, formando famílias (muitos amores despertados no EJC se concretizaram com o casamento) e fazendo a diferença através da graça divina.

Para marcar a data, foi realizado no sábado, dia 9, homenagens a diversas pessoas que fizeram parte dessa história. No domingo, dia 10, o encontro foi aberto para todas as pessoas de Flores e de outros municípios, onde aconteceu um momento de louvor, pregação, adoração, caminhada até a Matriz e sendo concluída com a Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, dom Egídio Bisol, concelebrada pelo Mons. João Carlos e Pe.Wellington Luiz.

O Mons. João Carlos, o Pe. Wellington Luiz, o Diác. José Aparecido, a Coordenação pelo casal Naldinho e Ninha e o EJC, agradecem a todas as caravanas das cidades vizinhas e a nossa comunidade pelo auxílio na preparação da festa e por estarem com o grupo em mais um momento de união e integração da paróquia, pois é na vivência em comunidade que é possível ser testemunho vivo do amor de Deus.

Paróquia da Imaculada Conceição, em Flores, recebe Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida chegou neste domingo (26 de junho) a Paróquia da Imaculada Conceição de Flores. Ela estava na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Calumbi.

Uma grande multidão se concentrou nas proximidades do terminal rodoviário da cidade para recepcionar a Imagem que chegou em carro aberto e foi entregue pelo padre Rogério Marinho, administrador paroquial de Calumbi. Foram contabilizados 220 veículos que se deslocaram de Calumbi até a cidade de Flores acompanhando a Imagem.

Após a recepção, saíram em caminhada pelas ruas da cidade até a matriz onde aconteceu a missa de acolhida que foi presidida pelo padre Rogério e concelebrada pelo Monsenhor João Carlos Acioly e pelo padre Wellington Jacinto.

Durante toda a semana a imagem peregrinará em todas as comunidades da paróquia e no domingo (3) será entregue a Paróquia de São Sebastião em Quixaba.

Fieis católicos aguardavam a chegada da Santa

Encontro de formação para catequistas de Quixaba, Carnaíba e Flores

Aconteceu na manhã do sábado, 10 de junho, em Flores, um encontro de formação para os catequistas de Flores, Quixaba e Carnaíba. Contando com a presença de quase cem pessoas, o encontro serviu para debater sobre o modelo de Iniciação à Vida Cristã apresentado pela Igreja e adotado pela nossa diocese que é o de INSPIRAÇÃO CATECUMENAL, isto é, o processo de transmissão da fé dos Primeiros Cristãos, cujo ponto de partida no processo é o encontro pessoal com Jesus Cristo: o de chegada, a inserção, como discípulo e missionário, no Mistério Pascal de Cristo, liturgicamente celebrado na comunidade cristã. O encontro foi assessorado pelo Pe. Antônio Cláudio e com as presenças do Mons. João Carlos e do Pe.Wellington Luiz.

Paróquia de Flores realiza encerramento do mês mariano e Coroação da Imagem de Nossa Senhora

Na noite de 31 de maio, Festa da Visitação de Nossa Senhora, aconteceu na Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Flores o Encerramento do Mês Mariano e a Coroação da Imagem de Nossa Senhora. A celebração foi presidida pelo Vigário Paroquial o Pe. Wellington Luiz e contou com a participação de grande número de fieis. No final da celebração o vigário paroquial agradeceu aos jovens que fizeram o EJC, que neste ano cuidaram com muito zelo e dedicação do mês mariano, cujas celebrações aconteceram nas ruas e bairros da nossa cidade.

Na oportunidade, foi anunciado que o grupo responsável pelo mês mariano do próximo ano será o Apostolado da Oração.

Aconteceu, em Flores, a reunião da Coordenação Diocesana de Pastoral

Aconteceu nesta sexta, 13 de maio, na Paróquia da Imaculada Conceição em Flores, a reunião semestral da Coordenação Diocesana de Pastoral. O objetivo foi compartilhar as atividades, planejamentos e desafios em vista de uma pastoral de conjunto.

Padre Wellington Luiz é acolhido em Flores

Aconteceu na manhã do domingo, 10 de abril, a acolhida do Pe. Wellington Luiz, como novo vigário da paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Flores. A concelebração foi presidida pelo Pe. Wellington Luiz e concelebrada pelos pelo Mons. João Carlos, Pe. Helio Cláudio e Pe. Rogério Marinho. A concelebração contou com a participação de fieis da Paróquia de São José em São José do Egito que vieram em grande número e a comunidade paroquial de Flores.

Imaculada Conceição

MONS. JOÃO CARLOS

Nome: JOÃO CARLOS ACIOLY PAZ

Nasc.:   10/07/1960   -   Ordenação: 29/12/1984

Função: Pároco

Endereço: Praça da Bandeira, 04 -Centro

56.850-000 Flores / PE

Fone: (87) 3857-1191  

E-mail: joaocpaz@hotmail.com


Pe. WELLINGTON LUIZ

Nome: WELLINGTON LUIZ JACINTO DA SILVA 

Nasc.:   26/09/1988   -   Ordenação: 09/01/2015

Função: Vigário Paroquial

Endereço: Praça da Bandeira, 04 -Centro

56.850-000 Flores / PE

Fone: (87) 3857-1191  

E-mail: semwellingtonluiz@yahoo.com.br