Rua. Da Matriz, 30 - Centro 56.760-000  -  Tuparetama / PE
Fone: (87) 3828-1112 
Pároco: Pe. José Ailton Costa da Silva


 

TUPARETAMA

Encerramento da Festa do Sagrado Coração de Jesus, marcou os 50 de anos criação da Paróquia, em Tuparetama

Com missa e procissão, foi encerrada neste sábado, 17 de junho, as festividades do Sagrado Coração de Jesus, em Tuparetama. Na ocasião, foi também comemorado o Jubileu dos 50 anos de criação da Paróquia.

A missa aconteceu no pátio, ao lado da matriz, e foi presidida pelo bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, dom Egidio Bisol.

EJC e GPC de Tuparetama comemoram aniversário

No domingo, 28 de maio, dia da Ascensão do Senhor, na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Tuparetama, os grupos de Jovens GPC e EJC comemoraram os seus Aniversários (GPC 6 anos e EJC 9 anos ) com muita fé e alegria . Na ocasião, foram apresentados os novos membros que participaram do V Encontro de Jovens com Cristo realizada nos dias 19, 20 e 21 de abril de 2017.

“A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” (Joao Paulo II).

Todos os dias somos obrigados a respirar os maus cheiros da podridão, da corrupção e do desinteresse pelo bem comum, disse o bispo durante a Missa do Crisma

Na noite da quarta, 12 de abril, a diocese de Afogados da Ingazeira esteve celebrando a Missa do Crisma com a bênção dos Santos Óleos. Este ano, a missa ocorreu na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Tuparetama, que festeja os 50 anos de criação da paróquia.

cinco alunos ao Diaconato Permanentes e dois seminaristas em estágio pastoral

Durante a missa, além da bênção dos Óleos da Unção dos Enfermos, dos Catecúmenos e do Crisma, ocorreu também a renovação dos votos sacerdotais do clero da diocesano. Dom Egidio explicou o significado da Missa do Crisma este ano para a diocese. “A missa do Crisma, este é o nome da celebração litúrgica de hoje, é sempre momento muito significativo para nossa a Igreja Diocesana: não é por acaso que representantes de todas as paróquias da diocese estão aqui, junto com seus padres ao redor do bispo. Este ano teremos mais um “sinal” no Rito da Instituição de Acólitos para 7 irmãos nossos, cinco candidatos ao Diaconato Permanente e dois alunos do Seminário Diocesano já em estágio pastoral.”, disse o bispo.

Ainda segundo o bispo, a Missa do Crisma, poderíamos traduzir com “Missa do perfume” pois o Crisma a ser consagrado é azeite misturado com perfumes: “aliás usaremos hoje o perfume do “pau rosa”, presente da Igreja-Irmã na Amazônia”,

Ainda durante a homilia, o bispo perguntou qual perfume devemos ser e citou alguns exemplos, tais como: Perfume da unidade e de paz, perfume de coerência e perfume de compromisso pela justiça e a solidariedade, citando os momentos difíceis em que vivemos. “Vivemos em momentos difíceis no mundo inteiro: violências sem fim que nos atingem profundamente e nos deixam perplexos e amargurados. Também em nosso pais... todos os dias somos obrigados a respirar os maus cheiros da podridão, da corrupção, do desinteresse pelo bem comum, do individualismo exasperado, da mentira, do cinismo: é indispensável que alguém espalhe perfume de solidariedade e justiça, perfume de atenção aos mais frágeis, perfume de honestidade, de sobriedade, de simplicidade, de interesse pelo bem comum”, afirmou.

Para concluir, dom Egidio pediu para que sejamos discípulos e que possamos dividir o perfume que está em nossas mãos, com os que estão ao nosso redor. “Caríssimos irmãos, irmãs queridas, sejamos então discípulos que não querem segurar somente para si o perfume que temos nas mãos, não tenhamos medo de quebrar o vaso para que o perfume precioso que o Senhor nos entregou possa ser, como o Mestre deseja, espalhado ao redor de nós com generosa simplicidade... e o mundo inteiro se encherá do perfume de Cristo!”.

Instituídos novos Ministros da Distribuição da Eucaristia em Tuparetama

E com a missão de levar a Santíssima Eucaristia a toda a Paróquia, no domingo, dia 26 de Março, ocorreu a investidura de 20 (vinte) novos Ministros Extraordinários da Distribuição da Eucaristia na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Tupateratama, além da renovação dos votos dos Ministros veteranos. Antes de assumirem as suas funções, os recém-investidos, e também os veteranos, receberam uma formação litúrgica e doutrinal. Os Ministros foram enviados para exercerem seu ministério pelo período de três anos.

Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Tuparetama, realiza assembleia paroquial

 

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Tuparetama, promoveu no domingo 19 de março, uma assembleia paroquial com a participação de 50 pessoas, sendo coordenadores de pastorais e movimentos.

A assembleia iniciou-se com o café da manha e em seguida o oficio da Quaresma . O CPP organizou a acolhida de boas vindas para os participantes. As professoras Duda (ECC) e Linete (Engenheira Florestal) falaram sobre o tema da Campanha da Fraternidade e o projeto que tem a respeito do meio ambiente.

Padre Ailton, pároco da cidade, fez uma introdução do calendário anual da paróquia e em seguida cada pastoral e movimento falou sobre suas atividades que serão realizadas. Foi encerrada ao meio dia com o almoço.

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus se prepara para comemorar o jubileu dos 50 anos, e dentro das comemorações, a Missa dos Santos Óleos deste ano será realizada em Tuparetama no dia 12 de abril.

Tuparetama está em festa com a visita da Mãe Aparecida

Na manhã do domingo, 14 de agosto, os fieis da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Tuparetama, receberam a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. A Imagem que estava em peregrinação em São José do Egito, chegou acompanhada dos padres Jorge Dias da paróquia São Judas e Padre Hélio Cláudio da paróquia são José, acompanhada de vários carros e motos.

Após a Imagem aparecer na curva de entrada dos portais, a emoção tomou conta da multidão que aguardava ansiosa a sua chegada. O pároco de Tuparetama, Padre Ailton Costa e centenas de fieis deram as boas vindas. O cortejo seguiu até a Vila Bom Jesus e na quadra poliesportiva tomada pela multidão o Padre Ailton juntamente com as padres Hélio e padre Jorge, deram início a peregrinação da Imagem por Tuparetama que ficará até domingo (21), de onde seguirá para Itapetim no domingo pela manhã.

Da quadra os fieis seguiram em procissão para a capela da Vila, a Imagem ficou exposta durante todo o domingo. Às 18h, horas a Imagem seguiu para a Igreja Matriz onde uma multidão participou da missa campal de acolhimento que foi presidida pelo padre Ailton Costa que, visivelmente emocionado, deu as boas vindas à comunidade e aos visitantes, inclusive seus pais. O padre Ailton destacou a importância da passagem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida por Tuparetama que deverá levar uma mensagem de paz e união entre todos. Padre Ailton ainda destacou que em acordo firmado com os candidatos nas eleições de outubro, não haverá manifestações políticas na cidade durante toda semana.

Fonte: blog Mais Tuparetama

Terminou a Festa do Sagrado Coração de Jesus em Tuparetama

Na noite do sábado, 18 de junho, aconteceu o encerramento da 83º Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus em Tuparetama. A missa foi presidida pelo padre José Ailton, pároco, contando com a presença de um grande número de fieis que lotaram as dependências da Igreja Matriz. No final da celebração houve a escolha dos novos juízes para o ano de 2017. Durante as nove noites, vários padres da diocese estiveram participando juntos com os fieis das festividades em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Esteve presente em uma das noites, presidindo, dom Paulo Jackson bispo de Garanhuns, amigo de seminário do padre Ailton. A paróquia do Sagrado Coração de Jesus agora se prepara para comemora o seu Jubileu de Ouro no próximo ano, 50 anos de Instalação no dia 01 de Janeiro 2017.

Festa do Sagrado Coração de Jesus 2016 em Tuparetama

Tem início no dia 9 e segue até o dia 18 de junho mais uma edição da Festa do Sagrado Coração de Jesus em Tuparetama. No sábado (11) haverá apresentação da Banda Kairós.

Padre Ailton Costa representou a diocese de Afogados durante o 16º Encontro de Presbíteros realizado em Aparecida

O padre Ailton Costa da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Tuparetama participou em Aparecida, São Paulo, representando a diocese de Afogados da Ingazeira, no 16º Encontro Nacional de Presbíteros. O evento aconteceu do dia 19 de abril até 25, no Santuário Nacional e teve como tema: “Presbíteros do Brasil, alegria no testemunho do Evangelho”.

Promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros e pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB reuniu 550 padres de todas as Dioceses do Brasil e convidados de outros países. Esteve presente no encontro, Dom Jorge Patrón Wong, secretário para os Seminários junto à Congregação para o Clero e mais dois assessores de renome nacional e internacional.

O Arcebispo de Salvador (BA) Dom Murilo Krieger, vice-presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) presidiu a celebração da missa de abertura no dia 20e falou aos padres que muitos olhares estão voltados para eles na expectativa de um verdadeiro testemunho de alegria.

“Muitos olhares estão voltados para vocês, entre esses olhares estão o olhar dos leigos e leigas que esperam muito de vocês para viverem à luz do e Evangelho, sendo a sal da terra e a luz do mundo”, colocou.

Destacando ainda que os sacerdotes são exemplos para muitas pessoas, Dom Murilo falou ainda do olhar que os bispos têm sobre os sacerdotes.

“Quando assumi a arquidiocese de Salvador disse uma frase aos meus sacerdotes: ‘Quero testemunhar o que eu aprendi ao longo dos meus anos de episcopado, a maior parte do que o bispo consegue realizar em sua diocese, consegue fazê-lo por meio de seus sacerdotes”, afirmou.

Em nome da presidência da CNBB, Dom Murilo encerrou sua homilia pedindo que os padres vivenciem intensamente os dias do Encontro Nacional dos Presbíteros.

GPC de Tuparetama realizou mais uma campanha "Faça uma Criança Feliz"

O GPC realizou no primeiro final de semana de outubro, pela terceira, vez a “campanha faça uma criança feliz” que atendeu a três comunidades: Alto do Jorge, Barriguda e Cajueiro. Foram realizadas brincadeiras, distribuição de cestas básicas, pregações e distribuição de brinquedos. "Atingimos todas as nossas metas dentro do evento, mais uma vez mobilizamos toda a cidade a expressar seu amor pelo próximo. Que Jesus manso e humilde de coração nos torne cada vez mais perseverantes na fé e na caridade. Felizes e gratos deixamos aqui nosso muito obrigado a todos". (Grupo GPC)

Infância e Adolescência Missionária realizam encontro no Alto Pajeú

No dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, a IAM (Infância e Adolescência Missionária) do Alto Pajeú realizou a “Caminhada Missionária”, um encontro iniciado às 08h na academia das cidades em Tuparetema com a acolhida das paróquias de Santa Terezinha (Santa Terezinha), São José e São Judas (São José do Egito) São Sebastião (Brejinho) e São Pedro (Itapetim), em seguida aconteceu a caminhada para a EREM Cônego Olímpio Torres, onde aconteceram palestras, apresentações, concluindo com a Santa Missa presidida pelo nosso bispo diocesano dom Egídio Bisol e concelebrada pelos padres José Ailton, Adhemar Lucena e Wellington Luiz. Estiveram presentes crianças das seis paróquias que compõem o zonal. Também esteve presente o diácono Eduardo Oliveira.

O bispo dom Egídio, recém chegado de viagem onde esteve com seus familiares, agradeceu ao Senhor por proporcionar aquele momento. “Mal acabei de chegar …  e o Senhor me presenteia com uma manhã maravilhosa junto com os grupos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Alto Pajeú. “Criança evangelizando criança”, “Adolescentes evangelizando adolescentes”... Belo exemplo também para nós adultos!”, disse o dom.