Praça. Pires Ribeiro, 19 - Centro 56.950-000 - São José do Belmonte / PE
E-mail: psaojose.belmonte@gmail.com

SÃO JOSÉ DO BELMONTE

Paróquias do baixo Pajeú participam de Romaria ao Juazeiro

As paróquias de Nossa Senhora da Penha, Bom Jesus Ressuscitado e São José (São José do Belmonte) da diocese de Afogados da Ingazeira estiveram nesta quinta, 03 de agosto, realizado uma Romaria até o Juazeiro do Norte (Juazeiro do Pe. Cícero). Foi um dia de visitas, celebrações , caminhada e orações pessoais que contou com a participação do bispo, dom Egidio Bisol, e dos padres Josenildo Nunes, Claudivan Siqueira, Jorge Adjan e de um grande número de fieis das respectivas paróquias.

Imagem bicentenária que deu origem a São José do Belmonte peregrinou durante a festa em honra ao padroeiro

A imagem de São José de botas venerada, em São José do Belmonte, foi trazida de Portugal pelo pai do fundador da cidade de São José do Belmonte, o Sr. José Pires Ribeiro no final do século XVIII.

A população Belmontense sempre nutriu imenso respeito pela pequena escultura.

Entre os anos de 1855 e 1856, quando o sertão foi assolado pela terrível cólera morbus e a epidemia apavorou fazendas e povoados, o Sr. José Pires Ribeiro obteve a graça de ver sua fazenda livre de tal flagelo e cumpriu a promessa anteriormente feita de doar parte de suas terras para a ereção de uma capela em honra do tão glorioso patrono. Erguida a capela (Hoje igreja matriz de São José), o povoado de Belmonte foi construído sob o olhar e bênção paternal de São José.

Viva São José!

Fonte: Paróquia São José

Encerrada festa de São José, padroeiro de São José do Belmonte

Terminou na noite de segunda, 20 de março, mais uma festa em honra a São José, padroeiro da cidade de São José do Belmonte. Primeiro aconteceu a tradicional procissão pelas principais ruas da cidade, e logo em seguida, a missa de encerramento presidida pelo padre Juacir Delmiro e concelebrada pelos padres Claudivan Siqueira, Wanderson Eduardo e Wellington Jacinto.

De acordo com o padre Claudivan Siqueira, trata-se de um novenário não só em sentido paroquial, mas para todo o município, uma vez que São José é padroeiro não só da Paróquia, mas também da cidade. “Este ano de modo especial a primeira imagem de São José, a que deu origem ao município e a Paróquia, saiu em peregrinação visitando todas as nossas comunidades como meio de reavivar a fé e aproximar do povo de Deus esta realidade histórica de fé e devoção”, disse padre Claudivan.

Padre Wanderson Eduardo também destacou a devoção dos fieis ao padroeiro do município. “De fato, é muito bonito perceber no olhar de cada sertanejo a alegria e a emoção de colocar-se com muita humildade diante de uma pequena, mas significativa imagem que exprime confiança. O povo sofrido confia que o padroeiro, muito mais próximo de Deus do que nós, será ponte pelo qual nossos pedidos e orações chegam a Cristo”, disse padre Eduardo.

Imagem bicentenária peregrinou em todas as comunidades

Padre faz balanço positivo da semana da juventude em Belmonte

A Paróquia de São José do Belmonte esteve vivenciando a semana da juventude com uma grande participação dos jovens daquela comunidade. O padre Wanderson Eduardo fez um balanço positivo das ações dos jovens que arrecadaram alimentos e brinquedos para serem distribuídos as pessoas mais carentes da comunidade.

"Ter orgulho não é bom, mas estou me sentindo um padre muito orgulhoso por causa da juventude de São José do Belmonte. Nesses dias da semana da juventude todos se esforçaram até mesmos alguns jovens de outras igrejas cristãs participaram conosco e como gesto concreto da semana da juventude conseguimos arrecadar tudo isso pra doar a quem precisa. Deus abençoe a todos. Obrigado! O padre está com vocês", concluiu.