Praça. Pires Ribeiro, 19 - Centro 56.950-000 - São José do Belmonte / PE
Pároco: Pe. Claudivan Siqueira Santos
E-mail: psaojose.belmonte@gmail.com

Imagem bicentenária que deu origem a São José do Belmonte peregrinou durante a festa em honra ao padroeiro

A imagem de São José de botas venerada, em São José do Belmonte, foi trazida de Portugal pelo pai do fundador da cidade de São José do Belmonte, o Sr. José Pires Ribeiro no final do século XVIII.

A população Belmontense sempre nutriu imenso respeito pela pequena escultura.

Entre os anos de 1855 e 1856, quando o sertão foi assolado pela terrível cólera morbus e a epidemia apavorou fazendas e povoados, o Sr. José Pires Ribeiro obteve a graça de ver sua fazenda livre de tal flagelo e cumpriu a promessa anteriormente feita de doar parte de suas terras para a ereção de uma capela em honra do tão glorioso patrono. Erguida a capela (Hoje igreja matriz de São José), o povoado de Belmonte foi construído sob o olhar e bênção paternal de São José.

Viva São José!

Fonte: Paróquia São José