Praça. Padre Carlos Cottart, 89 - Centro 56.795-000  -  Solidão / PE
Fone: (87) 3830-1185 
Pároco: Pe. Genildo Herculano da Silva


 

SOLIDÃO

Chega ao fim, a 47ª Festa dos Romeiros, em Solidão

A 47ª Festa dos Romeiros de Solidão teve o encerramento neste domingo (15) com uma grande participação de fieis e devotos de Nossa Senhora de Lourdes. Caravanas de diversas localidades participaram do encerramento com a procissão que saiu do portal da entrada da cidade com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes até a Gruta, onde aconteceu a missa. Quem esteve presidindo a celebração na ausência do bispo, dom Egidio Bisol (que estava em Roma na canonização dos Santos Brasileiros), foi o Pe. Antônio Carlos, da diocese de Garanhuns.

Padre Genildo Herculano assume Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Solidão

O padre Genildo Herculano da Silva foi empossado na noite da segunda, 30 de janeiro, como o mais novo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Solidão. Padre Genildo assumiu a paróquia deixada pelo padre Jorge Adjan que, em março, estará assumindo a Paróquia do Bom Jesus Ressuscitado, em Serra Talhada.

Padre Genildo foi acolhido no portal da entrada da cidade pela população de Solidão, momento em que recebeu das mãos do prefeito a chave da cidade. Uma grande caravana saiu de Mirandiba, onde o padre era o pároco, para acompanhar esse momento de festa na chegada do novo sacerdote ao município. Ao som de uma banda marcial, saíram em caminhada até a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes onde aconteceu a missa de posse presidida pelo bispo dom Egidio Bisol.

Durante o seu discurso, padre Genildo iniciou citando uma frase de dom Hélder Câmara que diz “que é graça Divina começar bem, graça maior é insistir na caminhada certa, mas que é graça das graças é de nunca desistir”. Padre Genildo falou da importância da missão e de sua nova caminhada agora na cidade de Solidão. “A comunhão que nos une nesta noite, que é a missa que nos faz acontecer no nosso dia a dia. A nossa Igreja não teria razão se não fosse missionária. Decididamente missionária, levar aos confins de toda a Terra, Jesus Cristo. Missão é sair de si mesmo, sair de nosso egoísmo, sair do nosso comodismo e ir ao encontro do outro. Não devorar quilômetros, mas sim, ir com o coração, está é a missão que nós devemos progredir cada vez mais, principalmente com os mais necessitados, aqueles que não têm vez nem voz, aqueles excluídos. É esta a missão que vamos lutar, preservar aqui nessa comunidade, povo de Deus”, disse o padre.

Ele agradeceu ao povo de Mirandiba pelos 10 anos que esteve a frente da Paróquia de São João Batista e disse que durante todo esse tempo, conviveu com amor e dedicação a comunidade.

Encerrada a 46ª Festa dos Romeiros de Solidão

Teve encerramento neste domingo, 16 de outubro, a 46ª Festa dos Romeiros de Solidão, no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. Como acontece todos os anos, o pequeno município é “invadido” por romeiros e devotos de Nossa Senhora de Lourdes que participam da procissão desde o portal da entrada da cidade até a Gruta onde ocorre a Celebração. São romeiros de todo o Nordeste que participam há décadas de uma das maiores romarias de toda a diocese.

Multidão recepciona chegada da Imagem Peregrina em Solidão

Chegou à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Solidão na noite deste domingo, 28 de agosto, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Uma grande multidão aguardava no portal da entrada da cidade a chegada da Santa que seguia de Itapetim. Após a chegada da Imagem, a emoção tomou conta de todos que se encontravam a espera da Mãe Aparecida.

Depois das boas vindas, a Imagem seguiu em carro aberto acompanhada por pessoas montadas a cavalo, de motos, bicicletas e a pé até, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes onde aconteceu a missa de acolhida presidida pelo pároco da Paróquia de São Pedro em Itapetim, padre Adhemar Lucena, e concelebrada pelos padres Jorge Adjan (Solidão), José Viana e Daniel Gomes (vigário paroquial de Itapetim).

O padre Daniel que ficou responsável pela homilia, disse que a visita da Mãe Aparecida ao município de Itapetim levou muitas bênçãos durante toda a semana de peregrinação na paróquia e que também deixará bênçãos no município de Solidão.

A Imagem permanecerá peregrinando durante toda a semana na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e no próximo domingo (4 de setembro) será levada para Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios em Tabira.

Solidão: Realizada a 9ª Romaria do Terço dos Homens e Mulheres da diocese

Na manhã deste domingo, 29 de maio, aconteceu na cidade de Solidão a 9ª Romaria do Terço dos Homens e Mulheres da diocese de Afogados da Ingazeira. Ao todo, estiveram participando aproximadamente 60 grupos das paróquias da diocese e do vizinho estado da Paraíba.

Padre Jorge Adjan falou que está muito feliz com resultado do Terço dos Homens que a cada dia vem crescendo na diocese e que hoje cerca de 2.000 homens participam de grupos em várias paróquias da diocese.

Padre Adjan disse que o Terço dos Homens foi criado com o objetivo de resgatar, de trazer paz para as famílias e trazer os homens de volta para a igreja. “Nossas igrejas estão cheias de mulheres e crianças e falta a presença dos homens e aqui há uma demonstração da presença dos homens no Terço dos Homens empurrados por Nossa Senhora, acordado por Nossa Mãe”, disse o padre. Ainda segundo o padre, os homens estão se sentido felizes em poder fazer parte do Terço dos Homens e realizando visitas aos doentes nas residências, nos hospitais e visitando os pobres. “Não só tem a oração da devoção, mas também tem a ação e eles estão fazendo isso”, afirmou o padre. Ele também confirmou que recebe diariamente cartas de famílias (esposas e filhos) em que há homens fazendo parte do Terço dos Homens em que afirmam que houve uma mudança muito grande depois que os esposos decidiram ingressar nos grupos.

Para encerrar, padre Jorge pediu aos homens que fazem parte dos grupos que não se deixem levar por conta da política que estar por vir, já que estamos em um ano eleitoral e que sempre há os que votam em uma determinada pessoa e outros que votam em outro candidato e que isso não deixasse acabar com o Terço dos Homens.

Multidão participa do encerramento da Festa dos Romeiros em Solidão

O município de Solidão vivenciou mais um encerramento da Festa dos Romeiros na manhã deste domingo, 18 de outubro. Essa foi a edição de número 45 da festa. Como acontecem todos os anos, milhares de fieis participam da procissão com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e, em seguida, da missa que é realizada na Gruta.

Fieis de vários estados do Nordeste participaram com fé e devoção. Apesar do calor que fazia no momento da celebração, a multidão que se encontrava presente não arredou o pé e agradeceu as graças alcançadas.

O padre Jorge Adjan presidiu a missa de encerramento e foi concelebrada pelo padre Reginaldo Mazzon da diocese de Pesqueira. Padre Jorge agradeceu a todos os que estiveram participando durante todo o novenário em honra a Nossa Senhora de Lourdes e como sempre faz, termina com a oração: “Tudo com Jesus, nada sem Maria”.

 

Festa dos Romeiros de Solidão segue até domingo

Teve início no sábado, 10 de outubro, a 45ª Festa dos Romeiros de Solidão. Durante todos os dias acontecem celebrações às 19h na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e o encerramento ocorrerá no domingo, 18, com a recepção às caravanas a partir das 06h no portal da entrada da cidade e logo em seguida caminhada até a Gruta onde acontece a missa de encerramento.

Romaria das Famílias em Solidão

Teve encerramento neste domingo (16) a Semana Nacional da Família. Na diocese de Afogados da Ingazeira as paróquias realizaram diversas atividades durante toda a semana. No domingo, teve o encerramento dedicado à família com uma romaria na cidade de Solidão em que algumas paróquias estiveram participando. Várias paróquias realizaram o encerramento a nível local. A romaria teve início com o café da manhã no portal da entrada da cidade e logo após saíram em caminhada até a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes onde aconteceu a missa.

O bispo dom Egídio Bisol esteve presidindo a celebração de encerramento da Semana Nacional da Família em Solidão e foi concelebrada pelos padres Jorge Adjan, Josenildo Nunes e Wellington Luiz.

A homilia ficou por conta do padre Josenildo Nunes que fez uma explanação sobre os valores da família e frisou que havia uma coisa que estava preocupando bastante e destruindo as famílias: a infidelidade. Com isso, vem a separação e que mais sofre durante esse processo são os filhos. O padre também falou sobre as redes sociais e o uso da internet que, quando são usadas de forma correta, é uma grande ferramenta de comunicação e informação.

Solidão realizou a 3ª Romaria dos motociclistas e mototaxistas

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Solidão promoveu no domingo 12 de julho a 3ª Romaria dos Motociclistas e Mototaxistas da região. Teve uma grande participação de pessoas de diversos lugares da região, não somente de Pernambuco, mas também do vizinho estado da Paraíba. Teve a acolhida com café da manhã no portal da entrada da cidade e logo em seguida, saíram em desfile pelas ruas até a Gruta onde aconteceu a Celebração Eucarística presidida pelo padre Jorge Adejan.

O padre fez um apelo ao que guiam motocicletas, em especial aos jovens, para que tenha cuidado e prudência e que respeitem as Leis de Trânsito, pois a maioria dos acidentes com motos na região tem jovens envolvidos e que quando não ficam mutilados, perdem o principal que é a vida. Durante toda a homilia, padre Jorge pediu aos que sempre estão guiando motos para que "não corram, não matem e não morram".
Ao final da missa, houve sorteio de brindes para todos os que estiveram participando da 3ª Romaria dos Motociclistas e Mototaxistas.

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DE LOURDES

Ó Virgem puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, 
que vos dignastes aparecer a Bernadete, 
no lugar solitário de uma gruta, 
para nos lembrar que é no sossego e recolhimento

que Deus nos fala e nós falamos com Ele, 
ajudai-nos a encontrar o sossego 
e a paz da alma que nos ajude a conservar-nos

sempre unidos em Deus. 
Nossa Senhora da gruta, 
dai-me a graça que vos peço 
e tanto preciso (pedir a graça). 
Nossa Senhora de Lourdes, 
rogai por nós. 
Amem !

Igreja Nossa Senhora de Lourdes

Pe. Genildo Herculano da Silva