AFOGADOS DA INGAZEIRA - São Francisco de Assis

Encerrada mais uma festa da Paróquia de São Francisco de Assis

Teve o encerramento na noite deste domingo (1) mais uma Festa de São Francisco, na Paróquia de mesmo nome. Primeiramente, aconteceu a procissão saindo da matriz com a imagem de São Francisco pelas principais ruas do bairro, retornando para o pátio da igreja onde aconteceu a missa campal presidida pelo pároco, Pe. Antônio Orlando.

Paróquia de São Francisco realiza com sucesso mais um arraial

Por mais um ano a comunidade paroquial São Francisco de Assis de Afogados da Ingazeira realizou a tradicional comemoração junina neste último final de semana, dia 18 de Junho. Como de costume, a comunidade celebrou a Santa Missa, às 19h, na matriz, e logo após, houve a confraternização da comunidade que contou com a participação também de algumas capelas como São João velho, São João Novo, Ibitiranga, Alto Vermelho, Antonico, Lajedo, Sto. Antônio 2, Várzea Comprida entre outros. Houve apresentação dos membros da Pastoral da Pessoa Idosa e integrantes do CRAS e da academia da Saúde do bairro, assim com a animação da juventude da catequese, da crisma, do GJCF (Grupo Jovem Coração Franciscano) e o ECC da paróquia. “Unindo Fé, amizade e cultura, fizemos uma belíssima festa do agrado de todos”, disse o seminarista Gutembergue.

Paróquias de São Francisco e Bom Jesus dos Remédios abrem série de romarias ao Santuário de Solidão

Teve início neste domingo (30) a Romaria Diocesana em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul.

A Igreja no Brasil está em festa! Por ocasião do Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu o Ano Nacional Mariano, que dará início em 12 de outubro de 2016, Solenidade da Padroeira do Brasil, concluindo-se no dia 11 de outubro de 2017. É um tempo favorável para contemplar Maria como modelo de fé e seguimento do Cristo.

A diocese de Afogados da Ingazeira decidiu celebrar esse de Jubileu, realizando romarias até o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em Solidão. Até o mês de dezembro haverá várias romarias de 23 paróquias da diocese. A abertura aconteceu com as paróquias do Senhor Bom Jesus dos Remédios e São Francisco, ambas em Afogados da Ingazeira.

Houve a concentração no portal da entrada da cidade e logo em seguida, caminhada até a Gruta onde aconteceu a concelebração. Estiveram participando o pároco de Solidão, Pe. Genildo Herculano, o pároco da Catedral (Senhor Bom Jesus dos Remédios), Pe. Gilvan Bezerra, o vigário paroquial, Pe. Juacir Delmiro e o pároco de São Francisco, Pe. Antônio Orlando.

A próxima romaria acontece no dia 21 de maio, com as paróquias de Nossa Senhora da Penha (Serra Talhada) e São Judas Tadeu (São José do Egito).

Encerrada Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, em Afogados da Ingazeira

Terminou na noite do sábado, 10 de dezembro, as festividades da Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do bairro Padre Pedro Pereira em Afogados da Ingazeira. Foram nove noites com uma excelente participação da comunidade e que contou a participação de alguns padres durante o novenário.

Na noite do encerramento, aconteceu a procissão com a Imagem de Guadalupe por ruas do bairro e logo em seguida a missa de encerramento presidida pelo Reitor do Seminário Menor, padre José Valme, e concelebrada pelo padre Antônio Orlando.

Pastoral Familiar realiza encontro de formação para agentes do setor Pós-Matrimonial do Médio Pajeú

No último sábado, 22 de outubro, a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar realizou um encontro de formação na Paróquia São Francisco em Afogados da Ingazeira para os agentes da pastoral do Setor Pós-Matrimonial. A formação foi ministrada pelo casal Oliveira e Maria e contou com a presença do assessor eclesiástico o Pe. Wellington Luiz e da Comissão Diocesana.

Participaram do encontro as paróquias de Tabira, Solidão, Iguaracy, Ingazeira, Afogados da Ingazeira, Carnaíba e Flores. Na oportunidade o Pe. Wellington falou sobre a Implantação da Pastoral Familiar nas Paróquias e em seguida os coordenadores puderam fazer uma troca de experiências dos trabalhos realizados nas paróquias. (Por Padre Wellington)

Festa de São Francisco em Afogados comemorou o Jubileu

As festividades alusivas aos 50 anos da Festa de São Francisco, no bairro São Francisco em Afogados da Ingazeira, terminaram no domingo, 16 de outubro. Durante nove noites aconteceram missas sempre às 19h e pela manhã o Ofício Divino. 

Padres de diversas paróquias da diocese estiveram presidindo as Celebrações sempre concelebradas pelo pároco, Pe. Antônio Orlando.

No domingo, dia do encerramento da festa, aconteceu a procissão pelas principais ruas do bairro e logo em seguida a missa de encerramento presidida pelo padre Antônio Orlando.

Todas as noites durante o novenário foi grande a participação dos fieis que lotaram a matriz de São Francisco que em breve passará por uma ampliação.

Teve início Festa de São Francisco em Afogados da Ingazeira

Teve início na sexta (7 de outubro) a 50ª Festa de São Francisco de Assis, da Paróquia de São Francisco em Afogados da Ingazeira. A Festa Jubilar que teve início no dia 7 segue até o domingo (16) com a Celebração de encerramento às 17h e logo em seguida procissão com a Imagem do Glorioso São Francisco pelas principais ruas do bairro.

Todo dia haverá o Ofício Divino as 06h e Celebração Eucarística às 19h. Quem presidiu a missa de abertura da festa em que se comemora o Jubileu foi o padre Erinaldo Sultério e concelebrada pelo padre Antônio Orlando.

 

Paróquia de São Francisco recebe Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

A Imagem Peregrina de Nossa Aparecida chegou na noite deste domingo, 10 de julho, na Paróquia de São Francisco em Afogados da Ingazeira. A Imagem estava na Paróquia de São Sebastião, em Quixaba. Os devotos de Nossa Senhora Aparecida se concentraram no trevo do bairro da Ponte de onde saíram em caminhada até a matriz de São Francisco onde aconteceu a missa que foi presidida pelo padre José Viana (Pe. Viana) e concelebrada pelos padres, Antônio Orlando , Pedro Alexandre e José Valme.

Padre Viana falou sobre o Evangelho do dia “Quem é o meu próximo?” Lucas 10,25-37 e pediu que, a partir do Evangelho, todos fizessem uma reflexão sobre quem é o próximo que está necessitando de atenção, acolhimento e carinho a partir da reflexão do bom samaritano que está presente no referido Evangelho.

Durante toda a semana a Imagem peregrinará pelas comunidades da Paróquia de São Francisco e no próximo domingo (17) levará a Imagem Peregrina até a Paróquia de São Sebastião em Brejinho, no Alto Pajeú.

Missa e procissão encerram festa de São Sebastião em Ibitiranga

Com missa e procissão foi encerrada na segunda, 25 de janeiro, a festa de São Sebastião em Ibitiranga, distrito de Carnaíba. Às 09h houve a missa presidida pelo Pe. Antônio Orlando da Paróquia de São Francisco e logo em seguida procissão com a imagem de São Sebastião pelas ruas da comunidade. A festa de São Sebastião em Ibitiranga atrai fieis de várias partes da diocese e do vizinho estado da Paraíba. 

Bairro da Ponte festejou em honra a Nossa Senhora de Guadalupe

E teve encerramento no sábado 12 de dezembro as festividades em honra a Nossa Senhora de Guadalupe padroeira do bairro Padre Pedro Pereira (Bairro da Ponte) em Afogados da Ingazeira. O pároco Pe. Antônio Orlando presidiu a missa de encerramento que contou com uma boa participação da comunidade.

ORAÇÃO À SÃO FRANCISCO DE ASSIS 

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.