Rua. Benedito Perazzo, 27 - Centro 56.840-000  -  Iguaraci / PE
Fone: (87) 3837-1123
Administrador Paroquial: Pe. Antônio Rogério Veríssimo


 

IGUARACI

1ª Trilha Juvenil Paroquial foi realizada em Iguaraci

A Paróquia São Sebastião de Iguaracy, em sintonia com o projeto diocesano Rota 60, vivenciou sua 1ª Trilha Juvenil no último sábado, dia 23 de setembro, com o lema “60 anos a caminho e na defesa da Caatinga”. Naquele momento, o Pe. Antônio Rogério, catequistas e Jovens oriundos do EJC, grupo Jovem Sal e Luz, confirmados da comunidade paroquial 2017, além do Pe. Luizinho e alguns jovens da Paróquia São José da Ingazeira, visitaram “o Santuário das Pedras” na Comunidade de Monte Alegre.

Foi um rico momento de integração, oração e lazer, tendo em vista, o incentivar um maior comprometimento e responsabilidade no cuidado de todos pelo nosso bioma, a “Caatinga”. A comunidade eclesial do Monte Alegre acolheu a todos com carinho demonstrado com a preparação de um excelente café da manhã.

Fortalecidos pelo café foi dado início a subida ao topo da serra. Após breve pausa para restauração das energias, presidida pelo Pe. Luizinho, aconteceu a celebração Eucarística e a renovação dos compromissos batismais conduzida pelo Pe. Antônio Rogério ao redor da lagoa. Em seguida, ocorreu o mutirão de limpeza no qual se recolheu bastante lixo deixado por pessoas que visitam o lugar com a finalidade de lazer, mas não se preocupam com  cuidado com o lugar deixando um rastro de sujeira, tais como: plástico, vidro etc. Concluída a limpeza, resultando em quatro sacos de lixo, os adeptos da 1ª trilha encontraram uma surpresa no retorno à comunidade de Monte Alegre – um almoço reforçado. As atividades foram encerradas ao som de muita música, alegria, brincadeiras e a certeza de que vivência da fé exige um compromisso com “a casa comum”, nosso planeta.

 

Pe. Antônio Rogério – Administrador Paroquial da Paróquia São Sebastião - Iguaracy

Crédito das fotos: Aldonez Pereira

Encerrada 114ª Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em Jabitacá

Terminou na tarde/noite desta terça (15) mais uma edição da Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em Jabitacá, distrito de Iguaraci. Essa foi 114ª festa que por mais um ano contou com a participação de um grande número de fieis e devotos de Nossa Senhora dos Remédios.

Por volta das 17h aconteceu a procissão pelas ruas de Jabitacá e logo em seguida Concelebração Eucarística presidida pelo Vigário Geral da diocese, Monsenhor João Carlos Acioly Paz.

O Monsenhor falou durante a homilia que a nossa vida é um exercício constante de conseguirmos construir a santidade num processo de conversão porque todos nós necessitamos da conversão e também sobre a importância da presença de todos durante aquele momento de celebração. “Estamos aqui para proclamar as maravilhas de Deus que ele realizou em Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Vamos sair daqui alegres, animados, felizes, fortalecidos para continuarmos uma semana cheias de bênçãos”, disse.

O Vigário Geral parabenizou a organização da festa que não utilizou o nome da Festa de Nossa Senhora dos Remédios para a divulgação da festa profana, permanecendo com o nome de Festa de Agosto como já vinha ocorrendo, e pelas atrações musicais que se apresentaram que não foram de encontro aos princípios religiosos. Ele criticou severamente os gestores que contratam bandas musicais com dinheiro público e que cantam músicas que não edificam as famílias.

O administrador paroquial da Paróquia de São Sebastião, em Iguaraci, Pe. Antônio Rogério Veríssimo, agradeceu pela colaboração de todos que se empenharam desde o início da festa até o dia do encerramento. O padre disse que ficou surpreso com a quantidade de pessoas que participaram durante todo o novenário e, principalmente, no encerramento. Esse foi o primeiro ano em que o padre participou e esteve à frente da festa.

Paróquia de São Sebastião, em Iguaraci, entrega mudas de plantas da Caatinga durante a celebração do Domingo de Ramos

A Paróquia de São Sebastião, em Iguaraci, distribuiu mudas de árvores nativas da Caatinga durante a celebração do Domingos de Ramos. O administrador paroquial, Pe. Antônio Rogério Veríssimo, disse que esse é o “nosso gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2017”.  Houve a doação de 50 mudas de árvores da Caatinga para os fiéis que participaram das celebrações do Domingo de Ramos e da Paixão em Jabitacá e Iguaracy e outras 50 mudas doadas a Prefeitura Municipal do município.

Paróquia de São Sebastião, em Iguaraci, realiza ato de conscientização no Dia Mundial da Água

A Paróquia de São Sebastião em Iguaraci esteve promovendo atividades durante o Dia Mundial da Água, na quarta 22 de março. Dentre as atividades, aconteceu uma missa dentro da Barragem do Rosário, principal reservatório do município e que se encontra em colapso total.

O padre Antônio Rogério Veríssimo presidiu a missa que contou com a participação de diversas pastorais, bem como de alunos, de alguns vereadores e representantes da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac).

Padre Rogério disse que ação realizada foi um ato de conscientização, em que aconteceu uma palestra sobre como utilizar de forma racional da água. “Foi um momento muito bom, de muita participação e, que inclusive, superou nossas expectativas. Eu lembrava ao povo que quando a gente ficar sozinho não vai conseguir, mas na hora que dermos as mãos, com certeza só não vamos ser objeto de conscientização, mas de luta naquilo que é nosso”, disse o padre.

Padre Rogério Veríssimo toma posse como administrador paroquial em Iguaraci

O padre Antônio Rogério Veríssimo esteve tomando posse no sábado, 28 de janeiro, na Paróquia de São Sebastião, em Iguaraci. Inicialmente por volta das 18h30, o padre juntamente com o bispo foram acolhidos na entrada da cidade pelo prefeito do município que, simbolicamente, entregou a chave da cidade ao novo administrador paroquial.

Em seguida, saíram em caminhada até a Matriz de São Sebastião onde aconteceu a missa de posse e a apresentação do padre Rogério a comunidade pelo bispo diocesano, dom Egidio Bisol.

Padre Rogério em seu discurso disse que confiando em Deus tudo vai dá certo e o tempo que passar a frente da Paróquia de São Sebastião estará para viver a comunhão diocesana. “Nós somos parte da igreja diocesana, e como tal, vamos vivenciá-la nessa experiência dessa querida Paróquia de São Sebastião em Iguaraci. Conto com a participação de todos, a exemplo das crianças, dos jovens, adolescentes, adultos, casados, idosos e doentes, todos de modo em geral que são batizados e que são forças ativas de nossa igreja”, disse o padre.

Para encerrar, o padre Rogério falou sobre a missão, dizendo que ela (a missão) não é obrigação apenas dos padres ou das irmãs, mas de todo aquele que é batizado. “Todo batizado é missionário. É nesse espírito que nós queremos. Queremos ser figura na comunhão, na participação e queremos, sobretudo, comunhão e participação na missão”, concluiu.

Dom Egidio disse que o padre Rogério além de estar como administrador paroquial em Iguaraci, também terá um trabalho na formação dos seminaristas em Afogados da Ingazeira. De acordo com o bispo, era um sonho da diocese ter um curso de filosofia dentro da própria diocese e que o padre Rogério Veríssimo esteve recentemente fazendo um curso em Belo Horizonte e que agora estava apto a dar início aos estudos no Seminário em Afogados.

Festa de São Sebastião, em Iguaraci, atrai grande número de fieis e devotos do Padroeiro da cidade

Chegou ao final nesta sexta-feira (20) as festividades alusivas ao padroeiro da cidade de Iguaraci, São Sebastião, 103 anos da festa. A programação teve início com a procissão que saiu da matriz e percorreu várias ruas do centro e que terminou em um palco armado na Praça Antônio Rabelo onde aconteceu a missa presidida pelo padre Erinaldo Sultério. De acordo com o padre, durante todo o novenário, houve uma participação significativa da comunidade que prestigiou e participou das nove noites que contou com a presença de vários padres da diocese e do bispo, dom Egidio Bisol, na abertura.

A missa também marcou os 20 anos de instalação da Paróquia no município e a última com o padre Erinaldo a frente da paróquia. Uma multidão tomou conta da praça para acompanhar a missa e encerrar as festividades de um dos Santos mais conhecidos e festejado no Brasil.

Iguaraci festeja 103 anos da Festa de São Sebastião e 20 anos de Paróquia

O município de Iguaraci festeja a realização de mais uma edição da festa de seu Padroeiro, São Sebastião. Nesse ano, além dos 103 anos da festa, se comemora os 20 anos de criação da Paróquia. Também, será a última festa coordenada pelo padre Erinaldo Sultério que estará deixando a Paróquia de São Sebastião para assumir em fevereiro a Paróquia de São João Batista em Mirandiba.

O padre Erinaldo faz um convite para que todos participem desse momento especial para festejar a Festa de São Sebastião e pelos quatro anos que esteve à frente da Paróquia. “Amados irmãos e irmãs, janeiro é mês de encontro e confraternização. É tempo de festejos em louvor ao nosso padroeiro. Por isso, sintamo-nos convidados a participar da 103ª Festa do Mártir São Sebastião, no período de 10 a 20 de janeiro. Este ano, também, comemoramos 20 anos de Paróquia. Nosso desejo é que cada um, a exemplo de São Sebastião, tenha a coragem de assumir a sua missão viver o Evangelho de Jesus. Venham participar conosco”.

O bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, dom Egidio Bisol, esteve presidindo a missa de abertura das festividades nesta terça (10). O Monsenhor João Carlos e o padre Erinaldo Sultério estiveram concelebrando. Ao final da Concelebração, dom Egidio pediu para que todos possam se engajar e ajudar na construção do Mosteiro das Monjas Carmelitas que será erguido na cidade de Triunfo. O Mosteiro, hoje, se encontra funcionando em um anexo do Seminário Menor São Judas Tadeu em Afogados da Ingazeira. O bispo disse que em acordo com os padres, uma parte da arrecadação das festividades dos padroeiros das 24 paróquias da diocese, será destinada para a construção do Mosteiro.

Iguaraci recebe visita da Imagem Peregrina

E a peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida está chegando à reta final. A Paróquia de São Sebastião, em Iguaraci, recebeu na noite deste domingo (11) a Imagem que estava peregrinando na Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Tabira.

Uma grande caravana saiu de Tabira para entregar a Imagem da Mãe Aparecida ao povo de Iguaraci que aguardou a chegada da Santa na entrada da cidade de onde seguiram em caminhada até a Matriz de São Sebastião para participarem da Missa de Acolhimento que foi presidida pelo padre Adilton Guedes (Padre Aldo).

Durante toda a semana a Imagem visitará as comunidades de Iguaraci e no próximo domingo (18) será levada até a Paróquia de São José, em Ingazeira.

Encerrada Festa de Nossa Senhora dos Remédios em Jabitacá

Terminou na tarde/noite desta segunda, 15 de agosto, o encerramento de mais uma edição da Festa de Nossa Senhora dos Remédios em Jabitacá, distrito de Iguaraci. Foi a 113ª edição da festa em honra a Senhora dos Remédios daquele distrito. Durante 9 noites pessoas de diversas localidades prestigiaram a festa e acompanharam as celebrações que foram presididas por diversos padres da diocese.

A missa de encerramento foi presidida pelo vigário geral da diocese, Monsenhor João Carlos Acioly. Em sua homilia, o Monsenhor destacou a importância de estarem todos naquele momento louvando ao Senhor a partir de uma Figura importante na vida Dele que é Maria. O Monsenhor ainda ressaltou que a comunidade de Jabitacá é feliz porque celebra a Assunção de Nossa Senhora e o que faz Dela a solenidade é a participação do povo de Deus. “Aqui nós podemos testemunhar este povo aqui em praça pública ao lado de nossa igreja de Nossa Senhora da Conceição participando piedosamente deste momento festivo”, disse.

O vigário geral parabenizou o Pe. Erinaldo e a comissão da festa pela escolha do local para se realizar a missa de encerramento deste ano em que foram utilizados o palco montado ao lado da igreja e o som usado durante as atrações musicais.

Padre avaliou como positivo o DNJ realizado em Iguaraci

O pároco da Paróquia de São Sebastião em Iguaraci e um dos responsáveis pelo Setor Juventude da diocese, Pe. Erinaldo Sultério, avaliou como positivo a realização do Dia Nacional da Juventude (DNJ) que foi festejado a nível de diocese no último domingo (1) em Iguaraci.

O padre agradeceu a todos os que colaboraram para a realização do evento e disse estar satisfeito com o resultado. “Foi um grande momento de fé, um grande momento de louvor a Deus onde pudemos juntar todas as nossas forças, toda a nossa experiência de comunidade para assim realizar, para Deus, junto com toda a nossa juventude esse grande evento”, disse o padre Erinaldo.

O evento contou com a participação de diversas caravanas da diocese.

Pe. ANTÔNIO
ROGÉRIO VERÍSSIMO

Nasc.: 07/09/1983 em São José do Egito - PE

ESTUDOS

- Ensino Fundamental e Médio na Escola Tereza Torres em Itapetim – PE

- Bacharelado em Filosofia (2005-2007)

- Bacharelado em Teologia (UNICAP, 2008-2011)

ORDENAÇÔES:

Ordenação Diaconal: 17 de setembro 2012 em Afogados da Ingazeira - PE

Ordenação Presbiteral: 26 de abril de 2013em Itapetim - PE.

Bispo ordenante: Dom Egídio Bisol.

OUTROS ESTUDOS:

Mestrado em Teologia na área da Práxis Pastoral pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) na cidade de Belo Horizonte- MG de 2015-2016.

SERVIÇOS ASSUMIDOS:

- Vigário paroquial da Paróquia de São José em São José do Egito (2012 a 2014);

- Membro da Equipe Diocesana das CEBs (2011-2014).

- Ajuda pastoral nos finais de semana na Paróquia Nossa Senhora do Belo Ramo em Belo Horizonte (2015-2016).

- Administrador Paroquial da Paróquia São Sebastião em Iguaracy (2017- )

- Tutor do Curso de Filosofia na diocese (2017- ).