Rua. João Neto, 25 - Centro 56.930-000  -  Calumbi / PE
Fone: (87) 9.8867-7386

Email: paroquiadecalumbioficial@hotmail.com
Pároco: Pe. Rogério Nunes Marinho


 

CALUMBI

Padre da Diocese prega Retiro para Religiosos do Nordeste

Aconteceu no Mosteiro das Beneditinas da Abadia Nossa Senhora da Vitória, no Juazeiro do Norte-CE, o Retiro Anual da Fraternidade Religiosa "O Caminho". Professos e noviços das casas de Juazeiro, Crato, Recife, Maceió e Aracaju participaram dos 04 dias de oração, reflexões e recolhimento. O bispo da diocese do Crato-CE, Dom Gilberto Pastana, também passou pelo retiro e presidiu a Santa Missa, do dia 14. O retiro aconteceu entre os dias 13 a 16 de agosto p.p. e teve como pregador, o Padre Rogério Nunes Marinho, da Diocese de Afogados da Ingazeira-PE. O tema escolhido para esses dias foi a Exortação Apostólica do Papa Francisco, "Gaudete et Exsultate" (Alegrai-vos e exultai), sobre a santidade no dia-a-dia.

Encontrão Pós-Catequese reúne Crianças de Calumbi

Aconteceu no domingo (16/09), uma manhã de espiritualidade para as crianças que concluíram o processo de iniciação cristã (catequese eucarística). O encontrão teve início com dinâmica e oração, palestra sobre o batismo e a eucaristia, e ainda apresentação teatral. Cerca de 70 crianças participaram. Um lanche foi servido a todos no final. Segundo o pároco, Pe. Rogério Marinho, a iniciativa é uma forma de "não perder de vista" as crianças que receberam o sacramento da comunhão, o que é um desafio nos dias atuais, uma vez que elas têm tantos outros "atrativos". O testemunho de fé e participação dos pais na vida da igreja é de suma importância.

Imagem Original da Padroeira de Calumbi é encontrada

A história conta, segundo relatos dos mais velhos, que a primeira imagem usada como a Padroeira de Calumbi, "era uma imagem pequenina de madeira de Nossa Senhora da Conceição". O tempo passou e aquela primeira imagem ficou como que "esquecida". Outras imagem (maiores) foram sendo usadas no altar da igrejinha. Não se sabe dizer, mas a imagem pequena foi parar no Sítio Várzea Grande, sendo guardada na casa do Sr.  Florentino Nunes da Silva, por muitos anos.

Em 1.970, com o seu falecimento, a imagem passou aos cuidados de um dos seus filhos, o Sr. Moisés Nunes da Silva. Segundo relata sua filha, a Srª Maria Lúcia Nunes da Silva (atual guardiã da imagem), seu velho pai, por muitas vezes dizia-lhe que "aquela imagem era a primeira imagem da igreja de São Serafim"(Calumbi naquela época se chamava assim).

Desde que chegou na paróquia, Pe. Rogério Marinho, com formação em Arquivologia, procura pela história e fatos importantes da comunidade local. Já nas primeiras visitas à Capela da Várzea Grande, se depara com um oratório no lado esquerdo do altar e pergunta: "de quem era este oratório ?" - D. Lúcia responde era de meu avô. Perguntei: "e esta imagem do Senhôr ?.... e segurando na imagem de Nossa Senhora da Conceição, perguntei-lhe: "e esta imagem ?"....Imediatamente D. Lúcia respondeu: "esta imagem, padre, era a primeira de Calumbi". Curioso perguntei-lhe: "e o que ela está fazendo aqui ?".... D. Lúcia diz: "não sei padre, só sei dizer que, era criança e escutei muitas vezes meu pai dizer que esta imagem era a primeira de Calumbi, e que meu avô já passou pra ele, quando morreu. Quando meu pai também faleceu e as coisas da casa foram divididas entre os filhos, eu fiquei com o oratório, depois trouxe pra cá, pra capela". 

Desde 2013, o padre Rogério vem conversando com a família e a comunidade para mostrar a importância "deste sinal" para a nossa história religiosa. Nestes últimos dias, o Pe. Rogério esteve na casa onde a imagem está guardada. Também a prefeita do município de Calumbi, a Srª Sandra de Cácia Magalhães, conheceu de perto o símbolo da fé dos calumbienses. Segundo afirma D. Lúcia, os irmãos todos concordaram em "devolver" a imagem para a Paróquia. Segundo eles "o melhor lugar dela está é guardada na paróquia, já que ela é a padroeira de todo município"

Com esta decisão, o Pe. Rogério está mobilizando toda a Paróquia para a acolhida da imagem na cidade. A cerimônia está prevista para o dia 15 de novembro/2018, com uma programação toda especial e Missa na Várzea Grande em agradecimento à Família que por tantos anos guardou para nós a pequena e querida imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Sacra Tour Religioso para Catequisandos de Calumbi

A Paróquia de Calumbi promoveu ao final do Processo de Catequese (de inspiração Catecumenal), um passeio religioso para as crianças que receberam o Sacramento da Santa Comunhão. O Tour Religioso foi pela cidade de Triunfo, turística por suas belezas e arquitetura. As catequistas e o Pe. Rogério Marinho foram os "guias" nesta manhã, juntamente com algumas mães que acompanharam  as visitas. Foram visitados: o Stella Maris (onde aconteceu o café partilhado), a Matriz de Nossa Srª das Dores (com um momento de oração), e o Lar Santa Elizabeth (das irmãs), encerrando com a visita as dependências do Convento Franciscano de São Boa Ventura. As crianças adoraram o passeio!

Paróquia de Calumbi realiza missão no Povoado de Roças Velhas

Aconteceu nos últimos dias a 2º Missão em Roças Velhas, povoado da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Calumbi. Um grupo de 10 (dez) jovens da matriz acompanhou o Pe. Rogério Marinho e as irmãs Érica e Irª Jane durante os três dias. Aconteceram celebrações eucarísticas, adoração, louvor e visitas às famílias e aos doentes. O povoado tem duas capelas: a de São João e São Pedro, e  a capela de Nossa Senhora da Assunção.

1ª Exposição de Arte Sacra marca as comemorações pelos 130 anos de Falecimento do Frei Serafim de Catanea, OFMCap., fundador da cidade de Calumbi

No último dia 14/05, o bispo diocesano, Dom Egidio Bisol, esteve em Calumbi e presidiu a celebração da Santa Missa pelos 130 anos de vida eterna do Frei Serafim. Um grande número de fiéis se fizeram presentes à celebração, entre eles a Prefeita da Cidade, a Srª Sandra de Cacia P. de Magalhães N. Ferraz e os Vereadores: Robério de Lima (presidente da Câmara), Cuca do Riachão e Cecília Serafim.

Ainda para destacar a importância do Frei na edificação e organização da antiga Fazenda Calumbí (1866), a Paróquia organizou a 1ª Exposição de Arte Sacra, no Salão Paroquial, que também traz o nome do Frei Serafim de Catanea. A exposição ficou aberta ao público do dia 15 a 21 deste, e cerca de 431 pessoas visitaram a Exposição, além das Escolas, alunos e funcionários municipais.

A Prefeitura fez diversas homenagens através de cartazes e banners espalhados pela cidade. Durante a semana, as Escolas trabalharam a biografia e a relevante colaboração do Frei Serafim para a edificação do lugar que hoje é a Cidade de Calumbi.

Paróquia e Cidade de Calumbi, celebram 130 anos do Falecimento de Frei Serafim de Catanea, OFMCap.,

Frei Serafim, da Ordem dos Frades Capuchinhos, chegou em Flores em 1861, e em visitas a vasta região, começa a celebrar na Fazenda Calumbí, precisamente embaixo de um pé de Tamboril, tudo é mato e as famílias duas ou três vivem por ali. A Fazenda era território ainda da Corte, no Império de D. João VI, sob os cuidados do Sr. Garcia d'Ávila, da Casa da Torre - BA. Foi quando em 1866, o Frei Serafim dá início a construção da Capella, dedicada à Nossa Senhora da Conceição. A partir daí as primeiras famílias florenses começam a se organizar e a construir pouco-à-pouco suas residências, surge então as primeiras casas ao redor da capella, e o povoado começa a ter vida.

Em 08 de dezembro de 1866 se celebrava então a 1ª Festa dedicada a santa padroeira - Nossa Senhora da Conceição. Com a transferência do Frei Serafim, as pessoas do lugar, num gesto de homenagem, começam a chamar a Fazenda Calumbí de "São Seraphim" das Flôres do Pajehú. Desde 1874 até 1938 aquele lugar se chamou "São Serafim" ou como alguns diziam: "São Sarafim". Em 1886 Frei Serafim tendo passado pelo Povoado de Teresina, hoje capital do Piauí, volta para sua terra natal, a cidade de Catanea na Itália, vindo a falecer aos 14 de maio de 1887, com quase 75 anos de idade.

No último domingo, 14 de maio, numa justa homenagem a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e a Cidade de Calumbi-PE, celebram a Missa dos 130 anos, em ação de graças pela vida e a missão deste apóstolo da fé.  A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, dom Egidio Bisol e concelebrada pelo Pe. Rogério Marinho, pároco de Calumbi. Segundo o padre Rogério as comemorações seguem durante toda a semana.

Missão em Calumbi é marcada pela presença da Fraternidade "O Caminho"

Está acontecendo na Paróquia de Calumbi, a IV SEMANA DE MISSÃO. Este ano , mais uma vez as visitas contam com a presença das Irmãs da fraternidade "O Caminho". A convite do Pe. Rogério Marinho, as irmãs vieram da cidade do Crato e do Juazeiro do Padre Cícero para ajudarem nas visitas feitas às famílias. Segundo o Pe. Rogério, o objetivo desta semana é chegar mais perto dos "afastados da fé", aqueles que estão na periferia da cidade. Desta vez as visitas se concentraram na Bairro da Cohab II. 

Um dos pedidos feitos pelo Pe. Rogério foi que as pessoas fossem esclarecidas sobre alguns pontos da palavra de Deus: como as "imagens", a "Virgem Maria" e, sobretudo, o "Mandamento do Amor" tão falado por Jesus. "Não podemos dizer que conhecemos Jesus e aceitamos "a palavra" se não somos capazes de falar com o irmão". Enquanto não formos capazes de nos amarmos uns aos outros, respeitando as diferenças e a fé do outro, seremos apenas discípulos de jesus, um jesus "falso" ao meu modo, e não do JESUS verdadeiro", não podemos querer ganhar as pessoas enganando-as sobre a fé, disse o Pe. Rogério. Um destaque é que os protestantes estão sendo visitados também.

Calumbi realiza Encontro com a Coordenação do Laicato Diocesano

Aconteceu na terça-feira, 28 de março, um encontro com a Coordenação Diocesana para o Laicato na Igreja. O encontro visou destacar a importância e a participação ativa e direta do cristão leigo e leiga nos serviços e ministérios da Igreja. Leigo(a) é todo cristão batizado que assume ser "sal da terra e luz do mundo" (Mt 5, 13.14), a exemplo de Jesus testemunho a sua fé de forma atuante, na família, no trabalho, e na sociedade. O encontro aconteceu no Salão Paroquial "Frei Serafim de Catanea" e foi assessorado pela Equipe Diocesana para o Laicato, entre eles: Paulo Ricardo, Marineide Freire e Edivaldo Gomes, Mª Aparecida Félix e Expedito Matias (Tenente Matias), Erinaldo Amorim (Ari) e D. Adalva Cordeiro, que tem sido a Coordenadora Diocesana e a Vice-Presidente do Regional NE 2.

Durante todo o encontro o Pe. Rogério Marinho esteve presente e também falou, mostrando a necessidade de cada vez mais os Leigos encontrarem o seu lugar na igreja, como protagonistas na construção do Reino de Deus. O Pe. Rogério ainda estimulou os presentes a fazerem parte das pastorais, grupos e movimentos, fazendo com que outras pessoas também possam participar. Estiveram presentes 25 coordenadores dos grupos, e, ao final do encontro foi oferecido um lanche para todos.

Restauração da Igreja de calumbi marca os 150 anos de Festa à Padroeira

Aconteceu esta semana, a conclusão dos trabalhos de restauração e pintura da Igreja de Calumbi - dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Desde o mês de setembro do ano passado (2016) os trabalhos tiveram início. Esta semana,  aconteceu a bênção de inauguração e a Missa em agradecimento aos trabalhos concluídos. Segundo o Pe. Rogério Marinho, há quase 20 anos a igreja não passava por reparos e pintura.  Alguns detalhes foram refeitos, resgatando algumas características  antigas originais. O prédio tem sido considerado por muitos  "um cartão postal" da cidade.

Selo comemorativo aos 150 anos da Festa da Imaculada Conceição, em Calumbi, é lançado pelos Correios

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em parceria com a Paróquia de Calumbi, lançaram o Selo dos Correios comemorativos aos 150 anos da Festa da Padroeira - Nossa Senhora da Conceição. Estiveram presentes à cerimônia de lançamento a Gerente Regional dos Correios em Pernambuco, Emiliana Pereira, o Gerente dos correios de Calumbi, Assis, o agente de atendimento, Cícero Teles, e o reverendo Pe. Rogério Marinho, além das senhoras Dona Inêz Alexandre e a Profª Gisélia Gomes, representantes da comunidade civil.

A ideia e montagem do Selo Comemorativo foi arte do  Pe. Rogério Marinho e marca assim o Jubileu dos 150 anos de história e devoção à Mãe de Deus em Calumbi, antes chamada de "São Serafim".  Segundo o Pe. Rogério, os Selos já estão disponíveis na secretaria paroquial e podem ser adquiridos por todos. "Uma lembrança que ficará na história de nossa cidade, pois temos um selo próprio, com a imagem de nossa padroeira e de Calumbi" - disse uma fiel.

Pe. Rogério N. MARINHO

Ordenação Sacerdotal:
28 de maio de 2010
Lema: “In Manibus Tuis, Maria”



FORMAÇÃO:
- Filosofia pelo ITEC – Instituto de Teologia de Caruaru – 2004

- Teologia pelo IFTAOR – Instituto de Filosofia e Teologia de Olinda e Recife - 2008

OUTROS ESTUDOS:
- Curso de Arquivologia Eclesiástica pelo Arquivo Metropolitano de São Paulo: 2008-2010

- Curso de Parapsicologia pelo CLAP – Centro Latino Americano de Parapsicologia/SP – 2011

- Extensão em Parapsicologia pela UNISAL – Universidade Salesiana de São Paulo – 2012

- Curso de Hipnose pela ABED – Associação Brasileira de Ensino à Distância – 2012

- Curso Pedagogia da Direção Espiritual – Escola Século XXI: 2015 e 2018

- Extensão em Espiritualidade da Vida Consagrada pela FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e
Teologia de Belo Horizonte - 2018

OFÍCIOS ASSUMIDOS:
- Vigário paroquial da Catedral de Afogados: 2009-2011

- Vigário da paróquia de São Francisco (Afogados: 2009-2011)

- Vigário da paróquia de Carnaíba: 2011-2012

- Notário da Câmara Eclesiástica: 2009-2013

- Secretário da Cúria Diocesana: 2011-2013

- Responsável pela Triagem e Montagem do Arquivo Diocesano: 2008-2013

- Professor de História da Igreja e Teologia Moral na Escola Bíblico Teológica da Diocese: 2010
a  2015

- Coordenador Diocesano do Apostolado da Oração: 2013 a 2016

- Diretor Espiritual Diocesano da Legião de Maria: 2016

- Confessor do Seminário Propedêutico São Judas: 2016-2017

- Diretor Espiritual da Regia: desde 2017

- Membro da Equipe Diocesana de Catequese: desde 2016

- Atual Administrador e Pároco de Calumbi: desde 2013

 


HINO DA PADROEIRA

 

Ó Virgem amorosa,

Mãe de Deus e também nossa,

tens a beleza das rosas,

a criatura mais formosa.

Por nós és festejada, amada em oração;

Imaculada Conceição.

 

Derrama sobre os filhos teus,

as graças do teu bom coração.

És de Calumbi a padroeira,

abençoa-nos, Imaculada,

ó Mãe verdadeira !

 

Entre todas escolhida,

para a mãe do Salvador,

concebida e sem pecado,

ao teu lado está o Senhor.

O papa Pio IX nos anunciou,

e o novo dogma ecoou.

 

Em São Seraphim,

mãe viestes habitar,

hoje Calumbi das Flores,

teu manto santo faz seu lar.

E agora nos teus braços, faz-nos descansar;

fiel vem nos abençoar.

 

Queremos te ofertar,

a nossa veneração,

roga por nós a Jesus, Imaculada Conceição.

Leva-nos a teu Filho, Cristo Redentor;

tabernáculo do amor.

 

Letra: Pe. Rogério N. Marinho

Música: Emanoel Messias de Carvalho

Ano: Março/2016