Rua. João Neto, 25 - Centro 56.930-000  -  Calumbi / PE

Email: paroquiadecalumbioficial@hotmail.com
Pároco: Pe. Rogério Nunes Marinho

Calumbi: Abertura da Porta Jubilar dos 150 anos de Festa‏

Aconteceu no domingo, 1º de Maio, a Abertura da Porta Jubilar de Ação de Graças, na Paróquia de Calumbi. Segundo explica o Pe. Rogério Marinho, a abertura da Porta (que não é a Porta Santa deste Ano da Misericórdia) tem um significado todo especial para nós Calumbienses; é um sinal visível de que estaremos em Festa durante todo este ano de 2016. Celebraremos dois aniversários importantes para nossa Comunidade: os 150 anos de Festa à Nossa Senhora e os 20 anos de Criação de nossa Paróquia. A porta é um sinal (e a certeza) de que Deus nos acolhe a todos, e que a Casa da Mãe é também a nossa casa. Jesus mesmo disse: "Eu sou a porta, quem passar por ela será salvo, entrará e sairá e encontrará abrigo e descanso" (Jo 10, 9). Que abrindo as portas de nossa Igreja Matriz, todos nos sintamos bem-vindos e acolhidos; que este ano seja oportuno para "voltarmos à Casa da Mãe". Que a abertura da porta seja também a abertura da nossa vida e do nosso coração a Cristo. Disse  o Pe. Rogério durante a missa: "Abramos as portas.... as portas das nossas casas, as portas de nossos trabalhos, as portas de nossas escolas, as portas de nossas instituições, as portas da nossa cidade e todas as portas que ainda se encontram fechadas, para que a graça de Deus, ao longo deste ano Jubilar dos 150 anos, possa acontecer na vida de cada um de nós e de nossa comunidade", tornando-nos mais irmãos e amigos.

Ao final da Santa Missa, que foi  campal, aconteceu a cerimônia de Abertura da Porta, que marca o início das celebrações comemorativas. Um bom número de fiéis que esteve presente, pôde passar pela porta e fazer suas orações e preces aos pés da Padroeira - Nossa Srª da Conceição.

Pe. Rogério N. MARINHO

Ordenação Sacerdotal:
28 de maio de 2010
Lema: “In Manibus Tuis, Maria”

FORMAÇÃO:
- Filosofia pelo ITEC – Instituto de Teologia de Caruaru – 2004

- Teologia pelo IFTAOR – Instituto de Filosofia e Teologia de Olinda e Recife - 2008

OUTROS ESTUDOS:
- Curso de Arquivologia Eclesiástica pelo Arquivo Metropolitano de São Paulo: 2008-2010

- Curso de Parapsicologia pelo CLAP – Centro Latino Americano de Parapsicologia/SP – 2011

- Extensão em Parapsicologia pela UNISAL – Universidade Salesiana de São Paulo – 2012

- Curso de Hipnose pela ABED – Associação Brasileira de Ensino à Distância – 2012

- Curso Pedagogia da Direção Espiritual – Escola Século XXI: 2015 e 2018

- Extensão em Espiritualidade da Vida Consagrada pela FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e
Teologia de Belo Horizonte - 2018

OFÍCIOS ASSUMIDOS:
- Vigário paroquial da Catedral de Afogados: 2009-2011

- Vigário da paróquia de São Francisco (Afogados: 2009-2011)

- Vigário da paróquia de Carnaíba: 2011-2012

- Notário da Câmara Eclesiástica: 2009-2013

- Secretário da Cúria Diocesana: 2011-2013

- Responsável pela Triagem e Montagem do Arquivo Diocesano: 2008-2013

- Professor de História da Igreja e Teologia Moral na Escola Bíblico Teológica da Diocese: 2010
a  2015

- Coordenador Diocesano do Apostolado da Oração: 2013 a 2016

- Diretor Espiritual Diocesano da Legião de Maria: 2016

- Confessor do Seminário Propedêutico São Judas: 2016-2017

- Diretor Espiritual da Regia: desde 2017

- Membro da Equipe Diocesana de Catequese: desde 2016

- Atual Administrador e Pároco de Calumbi: desde 2013

HINO DA PADROEIRA

Ó Virgem amorosa,

Mãe de Deus e também nossa,

tens a beleza das rosas,

a criatura mais formosa.

Por nós és festejada, amada em oração;

Imaculada Conceição.

Derrama sobre os filhos teus,

as graças do teu bom coração.

És de Calumbi a padroeira,

abençoa-nos, Imaculada,

ó Mãe verdadeira !

Entre todas escolhida,

para a mãe do Salvador,

concebida e sem pecado,

ao teu lado está o Senhor.

O papa Pio IX nos anunciou,

e o novo dogma ecoou.

Em São Seraphim,

mãe viestes habitar,

hoje Calumbi das Flores,

teu manto santo faz seu lar.

E agora nos teus braços, faz-nos descansar;

fiel vem nos abençoar.

Queremos te ofertar,

a nossa veneração,

roga por nós a Jesus, Imaculada Conceição.

Leva-nos a teu Filho, Cristo Redentor;

tabernáculo do amor.