Rua. João Neto, 25 - Centro 56.930-000  -  Calumbi / PE
Fone: (87) 9.8867-7386

Email: paroquiadecalumbioficial@hotmail.com
Pároco: Pe. Rogério Nunes Marinho

Paróquia e Cidade de Calumbi, celebram 130 anos do Falecimento de Frei Serafim de Catanea, OFMCap.,

Frei Serafim, da Ordem dos Frades Capuchinhos, chegou em Flores em 1861, e em visitas a vasta região, começa a celebrar na Fazenda Calumbí, precisamente embaixo de um pé de Tamboril, tudo é mato e as famílias duas ou três vivem por ali. A Fazenda era território ainda da Corte, no Império de D. João VI, sob os cuidados do Sr. Garcia d'Ávila, da Casa da Torre - BA. Foi quando em 1866, o Frei Serafim dá início a construção da Capella, dedicada à Nossa Senhora da Conceição. A partir daí as primeiras famílias florenses começam a se organizar e a construir pouco-à-pouco suas residências, surge então as primeiras casas ao redor da capella, e o povoado começa a ter vida.

Em 08 de dezembro de 1866 se celebrava então a 1ª Festa dedicada a santa padroeira - Nossa Senhora da Conceição. Com a transferência do Frei Serafim, as pessoas do lugar, num gesto de homenagem, começam a chamar a Fazenda Calumbí de "São Seraphim" das Flôres do Pajehú. Desde 1874 até 1938 aquele lugar se chamou "São Serafim" ou como alguns diziam: "São Sarafim". Em 1886 Frei Serafim tendo passado pelo Povoado de Teresina, hoje capital do Piauí, volta para sua terra natal, a cidade de Catanea na Itália, vindo a falecer aos 14 de maio de 1887, com quase 75 anos de idade.

No último domingo, 14 de maio, numa justa homenagem a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e a Cidade de Calumbi-PE, celebram a Missa dos 130 anos, em ação de graças pela vida e a missão deste apóstolo da fé.  A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, dom Egidio Bisol e concelebrada pelo Pe. Rogério Marinho, pároco de Calumbi. Segundo o padre Rogério as comemorações seguem durante toda a semana.

Pe. Rogério N. MARINHO

Ordenação Sacerdotal:
28 de maio de 2010
Lema: “In Manibus Tuis, Maria”

FORMAÇÃO:
- Filosofia pelo ITEC – Instituto de Teologia de Caruaru – 2004

- Teologia pelo IFTAOR – Instituto de Filosofia e Teologia de Olinda e Recife - 2008

OUTROS ESTUDOS:
- Curso de Arquivologia Eclesiástica pelo Arquivo Metropolitano de São Paulo: 2008-2010

- Curso de Parapsicologia pelo CLAP – Centro Latino Americano de Parapsicologia/SP – 2011

- Extensão em Parapsicologia pela UNISAL – Universidade Salesiana de São Paulo – 2012

- Curso de Hipnose pela ABED – Associação Brasileira de Ensino à Distância – 2012

- Curso Pedagogia da Direção Espiritual – Escola Século XXI: 2015 e 2018

- Extensão em Espiritualidade da Vida Consagrada pela FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e
Teologia de Belo Horizonte - 2018

OFÍCIOS ASSUMIDOS:
- Vigário paroquial da Catedral de Afogados: 2009-2011

- Vigário da paróquia de São Francisco (Afogados: 2009-2011)

- Vigário da paróquia de Carnaíba: 2011-2012

- Notário da Câmara Eclesiástica: 2009-2013

- Secretário da Cúria Diocesana: 2011-2013

- Responsável pela Triagem e Montagem do Arquivo Diocesano: 2008-2013

- Professor de História da Igreja e Teologia Moral na Escola Bíblico Teológica da Diocese: 2010
a  2015

- Coordenador Diocesano do Apostolado da Oração: 2013 a 2016

- Diretor Espiritual Diocesano da Legião de Maria: 2016

- Confessor do Seminário Propedêutico São Judas: 2016-2017

- Diretor Espiritual da Regia: desde 2017

- Membro da Equipe Diocesana de Catequese: desde 2016

- Atual Administrador e Pároco de Calumbi: desde 2013

HINO DA PADROEIRA

Ó Virgem amorosa,

Mãe de Deus e também nossa,

tens a beleza das rosas,

a criatura mais formosa.

Por nós és festejada, amada em oração;

Imaculada Conceição.

Derrama sobre os filhos teus,

as graças do teu bom coração.

És de Calumbi a padroeira,

abençoa-nos, Imaculada,

ó Mãe verdadeira !

Entre todas escolhida,

para a mãe do Salvador,

concebida e sem pecado,

ao teu lado está o Senhor.

O papa Pio IX nos anunciou,

e o novo dogma ecoou.

Em São Seraphim,

mãe viestes habitar,

hoje Calumbi das Flores,

teu manto santo faz seu lar.

E agora nos teus braços, faz-nos descansar;

fiel vem nos abençoar.

Queremos te ofertar,

a nossa veneração,

roga por nós a Jesus, Imaculada Conceição.

Leva-nos a teu Filho, Cristo Redentor;

tabernáculo do amor.