Rua. João Neto, 25 - Centro 56.930-000  -  Calumbi / PE

Email: paroquiadecalumbioficial@hotmail.com
Pároco: Pe. Rogério Nunes Marinho

Imagem Original da Padroeira de Calumbi é encontrada

A história conta, segundo relatos dos mais velhos, que a primeira imagem usada como a Padroeira de Calumbi, "era uma imagem pequenina de madeira de Nossa Senhora da Conceição". O tempo passou e aquela primeira imagem ficou como que "esquecida". Outras imagem (maiores) foram sendo usadas no altar da igrejinha. Não se sabe dizer, mas a imagem pequena foi parar no Sítio Várzea Grande, sendo guardada na casa do Sr.  Florentino Nunes da Silva, por muitos anos.

Em 1.970, com o seu falecimento, a imagem passou aos cuidados de um dos seus filhos, o Sr. Moisés Nunes da Silva. Segundo relata sua filha, a Srª Maria Lúcia Nunes da Silva (atual guardiã da imagem), seu velho pai, por muitas vezes dizia-lhe que "aquela imagem era a primeira imagem da igreja de São Serafim"(Calumbi naquela época se chamava assim).

Desde que chegou na paróquia, Pe. Rogério Marinho, com formação em Arquivologia, procura pela história e fatos importantes da comunidade local. Já nas primeiras visitas à Capela da Várzea Grande, se depara com um oratório no lado esquerdo do altar e pergunta: "de quem era este oratório ?" - D. Lúcia responde era de meu avô. Perguntei: "e esta imagem do Senhôr ?.... e segurando na imagem de Nossa Senhora da Conceição, perguntei-lhe: "e esta imagem ?"....Imediatamente D. Lúcia respondeu: "esta imagem, padre, era a primeira de Calumbi". Curioso perguntei-lhe: "e o que ela está fazendo aqui ?".... D. Lúcia diz: "não sei padre, só sei dizer que, era criança e escutei muitas vezes meu pai dizer que esta imagem era a primeira de Calumbi, e que meu avô já passou pra ele, quando morreu. Quando meu pai também faleceu e as coisas da casa foram divididas entre os filhos, eu fiquei com o oratório, depois trouxe pra cá, pra capela".

Desde 2013, o padre Rogério vem conversando com a família e a comunidade para mostrar a importância "deste sinal" para a nossa história religiosa. Nestes últimos dias, o Pe. Rogério esteve na casa onde a imagem está guardada. Também a prefeita do município de Calumbi, a Srª Sandra de Cácia Magalhães, conheceu de perto o símbolo da fé dos calumbienses. Segundo afirma D. Lúcia, os irmãos todos concordaram em "devolver" a imagem para a Paróquia. Segundo eles "o melhor lugar dela está é guardada na paróquia, já que ela é a padroeira de todo município"

Com esta decisão, o Pe. Rogério está mobilizando toda a Paróquia para a acolhida da imagem na cidade. A cerimônia está prevista para o dia 15 de novembro/2018, com uma programação toda especial e Missa na Várzea Grande em agradecimento à Família que por tantos anos guardou para nós a pequena e querida imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Pe. Rogério N. MARINHO

Ordenação Sacerdotal:
28 de maio de 2010
Lema: “In Manibus Tuis, Maria”

FORMAÇÃO:
- Filosofia pelo ITEC – Instituto de Teologia de Caruaru – 2004

- Teologia pelo IFTAOR – Instituto de Filosofia e Teologia de Olinda e Recife - 2008

OUTROS ESTUDOS:
- Curso de Arquivologia Eclesiástica pelo Arquivo Metropolitano de São Paulo: 2008-2010

- Curso de Parapsicologia pelo CLAP – Centro Latino Americano de Parapsicologia/SP – 2011

- Extensão em Parapsicologia pela UNISAL – Universidade Salesiana de São Paulo – 2012

- Curso de Hipnose pela ABED – Associação Brasileira de Ensino à Distância – 2012

- Curso Pedagogia da Direção Espiritual – Escola Século XXI: 2015 e 2018

- Extensão em Espiritualidade da Vida Consagrada pela FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e
Teologia de Belo Horizonte - 2018

OFÍCIOS ASSUMIDOS:
- Vigário paroquial da Catedral de Afogados: 2009-2011

- Vigário da paróquia de São Francisco (Afogados: 2009-2011)

- Vigário da paróquia de Carnaíba: 2011-2012

- Notário da Câmara Eclesiástica: 2009-2013

- Secretário da Cúria Diocesana: 2011-2013

- Responsável pela Triagem e Montagem do Arquivo Diocesano: 2008-2013

- Professor de História da Igreja e Teologia Moral na Escola Bíblico Teológica da Diocese: 2010
a  2015

- Coordenador Diocesano do Apostolado da Oração: 2013 a 2016

- Diretor Espiritual Diocesano da Legião de Maria: 2016

- Confessor do Seminário Propedêutico São Judas: 2016-2017

- Diretor Espiritual da Regia: desde 2017

- Membro da Equipe Diocesana de Catequese: desde 2016

- Atual Administrador e Pároco de Calumbi: desde 2013

HINO DA PADROEIRA

Ó Virgem amorosa,

Mãe de Deus e também nossa,

tens a beleza das rosas,

a criatura mais formosa.

Por nós és festejada, amada em oração;

Imaculada Conceição.

Derrama sobre os filhos teus,

as graças do teu bom coração.

És de Calumbi a padroeira,

abençoa-nos, Imaculada,

ó Mãe verdadeira !

Entre todas escolhida,

para a mãe do Salvador,

concebida e sem pecado,

ao teu lado está o Senhor.

O papa Pio IX nos anunciou,

e o novo dogma ecoou.

Em São Seraphim,

mãe viestes habitar,

hoje Calumbi das Flores,

teu manto santo faz seu lar.

E agora nos teus braços, faz-nos descansar;

fiel vem nos abençoar.

Queremos te ofertar,

a nossa veneração,

roga por nós a Jesus, Imaculada Conceição.

Leva-nos a teu Filho, Cristo Redentor;

tabernáculo do amor.