Rua. Da Matriz, 110 - Centro 56.895-000  -  Santa Cruz da Baixa Verde / PE
Administrador Paroquial: Pe. Antônio Marcos Maciel

Santa Cruz da Baixa Verde se destaca por confeccionar um dos maiores tapetes da diocese

Com apenas 24 anos de Emancipação Politica e a Paróquia de Nossa Senhora Perpétuo Socorro existente apenas há 18 anos, a cidade de Santa Cruz da Baixa Verde é responsável pela confecção de um dos maiores tapetes de serragem de Corpus Christi da diocese de Afogados da Ingazeira.

Na cidade em que se fabrica a maior rapadura do mundo, se confecciona um enorme tapete com materiais de serragem, sal, areia,  pó de café, tinta em pó e uma mão de obra de mais de 18 horas de trabalho que mobiliza toda a população.

A paróquia eternizada à visão de Padre Ibiapina, é contemplada com um gigantesco tapete de 660 metros, que se inicia na Praça da Matriz, seguindo pelas ruas Aprígio Assunção, Monsenhor Elizeu Diniz, Rua Padre Cícero, Rua Sebastião José da Silva e rua Antônio Inácio, até retornar a praça da Matriz, no centro da cidade.

Segundo o administrador da Paróquia da cidade, Pe. Marco Maciel, noventa e cinco por cento da população da cidade são católicos e isso leva ter a maior mobilização da comunidade que reúne fiéis, estudantes da rede de ensino, grupos da igreja, comerciantes e paróquia com o apoio da prefeitura para juntos confeccionarem o tapete que serve para a passagem da procissão de Corpus Christi.

Para a construção manual do enorme tapete feita pelos moradores de Santa Cruz da Baixa Verde, foi preciso 90 sacos de serragem seca, dezenas de tinta em pó xadrez, centenas de quilos de sal e sal grosso e ainda o pó de café, onde a comunidade católica guarda depois de utilizado, durante todo o ano para a doação à igreja para a decoração do tapete.

Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição católica popular, que é comum em várias cidades do Brasil e Portugal, sendo confeccionados durante a celebração do dia de Corpus Christi. A prática, surgida em Portugal e posteriormente difundida no Brasil durante o período colonizatório, consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão do Santíssimo passará, o de mais costume, são desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

Com informações do blog de Cauê Rodrigues

N. Srª do Perpétuo Socorro