NOTÍCIAS DA DIOCESE

Adenildo dos Santos é ordenado sacerdote e dom Egidio celebra 10 anos de episcopado

O diácono Adenildo dos Santos foi ordenado sacerdote, no dia 09 de janeiro, na matriz de São José, em São José do Egito.

A ordenação aconteceu dentro das comemorações dos 10 anos de episcopado de dom Egidio Bisol. O ex-bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, dom Luís Pepeu, se fez presente neste momento festivo da diocese. A ordenação contou com a maioria dos padres da diocese de Afogados da Ingazeira e de outras dioceses.

Durante a missa de ordenação, também aconteceu o envio do padre Elton Wilson e do recém ordenado, Adenildo dos Santos, para a missão em Roraima. Os mesmos estarão viajando para Roraima no início de fevereiro.

Dom Egidio preside Missa da noite de Natal, na Catedral

O bispo diocesano, dom Egidio Bisol, presidiu na noite desta terça (24), a Missa da noite de Natal na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em Afogados da Ingazeira.

Dom Egidio falou do verdadeiro significado no Natal, sendo Jesus a verdadeira luz a que todos devem seguir. “As leituras de hoje nos levam a isso, uma luz não se pode esconder. Mais ainda se a luz é muito grande. Se nós reconhecermos essa luz, se nós acolhermos essa luz, a outra parte será fazer de tudo para que outras pessoas abram os olhos e reconheçam essa mesma luz que é o próprio Jesus”, disse o bispo.

Comunicado oficial sobre as transferências

 

Afogados da Ingazeira, 04 de dezembro de 2019.

 

 

Caríssimos irmãos, irmãs queridas,

da Diocese de Afogados da Ingazeira

 

A paz do Senhor!

 

Considerando novas necessidades pastorais e os critérios que a nossa diocese se deu anos atrás, comunico a todos algumas nomeações para 2020:

 

  1. Pe Aderlan de Siqueira Campos, que está voltando à diocese depois de um serviço missionário em Mucajaí – RR, assumirá a Paróquia de Solidão, no dia 11 de fevereiro próximo
  2. Pe. Elton Wilson Ferreira, atualmente pároco da Paróquia de Santa Terezinha, irá assumir a Paróquia de Mucajaí – RR, no próximo mês de fevereiro, dando continuidade ao nosso projeto diocesano de Igrejas Irmãs
  3. Pe. Antonio Orlando Bezerra, atualmente Pároco da Paróquia São Francisco em Afogados da Ingazeira, assumirá a Paróquia de Santa Teresinha, no dia 13 de fevereiro
  4. Pe. Luis Marques Ferreira, atualmente Pároco da Paróquia São José em Ingazeira, assumirá a Paróquia São Francisco em Afogados da Ingazeira, no dia 04 de março
  5. Pe. Rogério Nunes Marinho, atualmente Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Calumbí, irá assumir a Paróquia São José em Ingazeira, no dia 15 de fevereiro
  6. Pe. Wanderson Eduardo Moraes Leite, que está concluindo o Curso de Mestrado em Teologia Bíblica na UNICAP, assumirá a Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Calumbí no dia 12 de fevereiro
  7. Pe. Américo Leite de Sá Neto, Missionário da Sagrada Família, atualmente Vigário Paroquial na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes em Solidão, servirá como Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Penha em Serra Talhada
  8. Diác. Adenildo da Silva Santos, será ordenado presbítero no dia 09 de janeiro próximo em São José do Egito, e assumirá, juntamente com o Pe. Elton Wilson Ferreira, o serviço missionário em Mucajaí – RR
  9. Pe. André Ferreira da Cruz será o responsável pelo Seminário de Filosofia em Serra Talhada
  10. Diác. Alison José Zeferino Maciel será o responsável pelo Seminário Propedêutico em Afogados da Ingazeira

Agradeço de coração aos padres e diáconos que se dispuseram, com boa vontade e generosidade, a atenderem ao pedido da Igreja Diocesana. Agradeço também a todas as comunidades pelo apoio, estímulo, incentivo e colaboração com “seus padres”. Deus recompense a todos.

Iniciamos, há poucos dias, o novo Ano Litúrgico, com o tempo de preparação ao Natal. Que o Advento desperte em nós a atitude da vigilância e a espera do renovado encontro com o Senhor que vem. Desejo a todos um proveitoso tempo de Advento.

Com minha oração e benção.

Dom Egidio Bisol, bispo diocesano

Dom Egidio anuncia transferências para 2020

Na manhã desta quarta, 04 de dezembro, durante reunião do clero no Centro de Formação Pastoral Stella Maris, em Triunfo, o bispo diocesano dom Egidio Bisol, anunciou as transferências de alguns padres para o ano de 2020.

Paróquia de São Francisco de Assis, em Afogados da Ingazeira, deixa a paróquia padre Antônio Orlando e assume padre Luís Marques no dia 04 de março de 2020.

Paróquia da Imaculada Conceição, em Calumbi, sai padre Rogério Marinho e assume o padre Wanderson Eduardo no dia 12 de fevereiro.

Paróquia de São José, na Ingazeira, padre Luís Marques deixa a paróquia e assume o padre Rogério Marinho no dia 15 de fevereiro.

Paróquia de Santa Terezinha, em Santa Terezinha, padre Elton Wilson vai para missão em Roraima e assume o padre Antônio Orlando no dia 13 de fevereiro próximo.

Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Solidão, assume dia 11 de fevereiro de 2020, o padre Aderlan Siqueira que estava em missão em Roraima.

Padre Américo Leite servirá como vigário paroquial na Paróquia de Nossa Senhora da Penha.

Padre André Ferreira será o responsável pelo Seminário de Filosofia em Serra Talhada

Adenildo Santos que será ordenado presbítero no dia 09 de janeiro em São José do Egito.

Diácono Alison Maciel será o responsável pelo Seminário Propedêutico em Afogados da Ingazeira.

Dom Egidio explicou sobre as transferências e disse que isso vem se tornando cada vez mais frequente nas dioceses.  “Na sociedade marcada por uma grande mobilidade em que nós vivemos, transferências estão acontecendo cada vez mais em todos os setores e em todos os serviços presentes da sociedade. Também as transferências de padres ou de bispos estão se tornando cada vez mais frequentes em nossa Igreja. As transferências de padres são sempre oportunidade de renovação para o próprio sacerdote como também para as comunidades paroquiais, pois cada pessoa traz uma riqueza própria que pode colocar a serviço da comunidade. E ajudam a treinar o espírito de desapego de coisas, pessoas, hábitos”, concluiu o bispo.

4ª Turma da Escola Fé e Política vivenciou o penúltimo módulo

No final do mês de novembro, aconteceu no Centro de Formação Pastoral Stella Maris, em Triunfo, o penúltimo módulo da 4ª Turma da Escola Fé e Política Dom Francisco.

Os facilitadores desse módulo foram o professor Genival Barros, da UFRPE, em Serra Talhada, e Afonso Cavalcanti, da diaconia. O tema desse encontro foi 'Problemas Urgentes no Sertão do Pajeú'.

A formatura e conclusão da turma acontecerá no final de janeiro de 2020.

Romaria de Cristo foi realizada na Paróquia de Santa Terezinha

Na tarde do domingo, 24 novembro, a Paróquia de Santa Terezinha esteve recebendo a Romaria Diocesana de Cristo Rei. Jovens de várias paróquias da diocese estiveram em Santa Terezinha desde a sexta (22) participando do Mutirão Missionário Jovem.
 
No domingo, as caravanas foram recepcionadas na entrada da cidade de onde saíram em caminhada até a matriz onde aconteceu a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, dom Egidio Bisol, e que contou com a participação de todo o clero diocesano.
 
Dom Egidio falou da importância da celebração de Cristo Rei. “Esse é um momento muito bonito e importante em que nós curtimos, por assim dizer, a nossa unidade como Igreja Diocesana. Nas assembleias paroquiais eu lembro a todos que a nossa igreja, a nossa diocese não é um pedaço da igreja, ela é a igreja toda que vive aqui no Pajeú. Ela tem todas as características, ela tem o povo, que vocês aqui representam as quase 400 mil pessoas do nosso território diocesano”, disse o bispo.
Durante a concelebração, o bispo apresentou o novo Conselho de Leigos da Diocese, e foi também apresentado o logotipo do EJC diocesano.

Alison Maciel e Adenildo dos Santos são ordenados diáconos transitórios

No dia 30 de outubro, foram ordenados diáconos transitórios, Alison Maciel e Adenildo dos Santos.

A missa de ordenação aconteceu na capela do Centro de Formação Pastoral Stella Maris, em Triunfo, e foi presidida pelo bispo diocesano, dom Egidio Bisol.

Diocese realiza Encontrão com Líderes da Pastoral da Criança

Um grande Encontrão com Líderes da Pastoral da Criança da diocese de Afogados da Ingazeira aconteceu no domingo, 27 de outubro, no Centro de Formação Pastoral Stella Maris, em Triunfo.

A progração teve início com o café da manhã, em seguida todos participaram da Santa Missa e, em seguida, seguiu uma programação durante o período da tarde com assessoria do padre Antônio Rogério Veríssimo.

Escola de formação Bíblica Pastoral

Escola de Formação Bíblica Pastoral do Zonal Centro Pajeú iniciou neste sábado 14 de Setembro de 2019.



 

No dia 14 de setembro de 2019 aconteceu na Paróquia São Francisco, em Afogados da Ingazeira, o 1° encontro da Escola de Formação Bíblica Pastoral do Zonal Centro Pajeú. O encontro teve a participação de 53 leigos. A escola vai acontecer nos primeiros sábados de cada mês.

Nela serão estudados as disciplinas:  Bíblia, História da Igreja, Eclesiologia, Cristologia e Mariologia. Cada encontro terá um assessor para facilitar o conteúdo. O Primeiro encontro teve como disciplina a Introdução as Sagradas Escrituras e ao Evangelho de Mateus e teve como facilitador o Pe Antônio Rogério.

Morre o Monsenhor Afonso de Carvalho

A Diocese de Afogados da Ingazeira confirmou em nota o falecimento às 22h desta sexta (9 de agosto) do Monsenhor Afonso de Carvalho Sobrinho, de 83 anos. Ele estava hospitalizado desde o dia 19 de junho na Casa de Saúde São Vicente, em Serra Talhada.
 
Padre Afonso, como era chamado, sofria com complicações respiratórias e um quadro de diabetes. Também tinha por consequência dificuldades de visão.
 
O sacerdote residia no bairro Bom Jesus. Conhecido por suas posições em defesa do meio ambiente,  foi criador da Missa do Agricultor. No último dia 25 de abril, foi homenageado nas comemorações do Dia do Agricultor.
 
História : nascido em 13 de junho de 1936,  tinha 55 anos de sacerdócio. Foi ordenado em   26 de julho de 1964.
 
Trabalhou, dos seis anos aos doze com seus pais, na zona rural.  Aos 12 anos, a convite de um tio sacerdote, foi estudar em Sertânia, onde iniciou sua vocação sacerdotal.
 
“Minha história foi diferente de todo mundo, não sonhei ser padre, apenas fui assumindo os ensinamentos que me eram dados, até tornar-me sacerdote”, disse à jornalista Rochany Rocha ano passado.
 
Começou sua jornada na direção do seminário de Caruaru, atuando, também, como professor. Depois passou dois anos no Alto Pajeú, como auxiliar de dois sacerdotes.
 
Dom Francisco Austregésilo, primeiro bispo Diocesano, transferiu Padre Afonso Carvalho para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Serra Talhada. Assumiu, em 1967, como o primeiro vigário, até 1984.
 
Depois, o bispo criou a Igreja do Bom Jesus Ressuscitado e o nomeou primeiro pároco até 2008, período em que o padre Otaviano Bezerra, o substituiu.
 
Velório, missa e sepultamento: Segundo nota da Diocese de Afogados da Ingazeira, assinada pelo Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol, o corpo de Monsenhor Afonso será velado a partir das 6 horas da manhã deste sábado, na Matriz da Paróquia do Bom Jesus Ressuscitado.
 
Haverá uma Missa de Corpo Presente às 14h do domingo, na mesma igreja, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol. Em seguida, o corpo será levado para a comunidade de Santa Maria de Mirandiba, onde ele nasceu, quando será sepultado.
 
Veja nota na íntegra:
 
“A vida dos justos  está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá”  Sabedoria 3,1
 
A Diocese de Afogados da Ingazeira, na pessoa do senhor Bispo Diocesano, Dom Egidio Bisol,  juntamente com o presbitério diocesano, comunicam ao Povo de Deus desta Igreja Particular, o falecimento do Revmº Monsenhor Afonso de Carvalho Sobrinho, ocorrido nesta sexta-feira, dia 09 de agosto às 22h no Hospital São Vicente em Serra Talhada – PE.
 
Ao mesmo tempo informam e convidam os fiéis para o velório que acontecerá neste sábado, dia 10 de agosto a partir das 06h da manhã na Igreja Matriz do Bom Jesus Ressuscitado, no bairro Bom Jesus e a missa de Corpo Presente será no domingo, dia 11 às 14h na Igreja Matriz, presidida pelo senhor bispo, sendo o corpo transladado após a missa para Santa Maria de Mirandiba, onde será sepultado.
 
Sertão do Pajeú, 09 de agosto de 2019
 
Dom Egidio Bisol
 
Bispo Diocesano