SOLIDÃO

48ª Festa dos Romeiros em Solidão atrai multidão ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes

Como já era de se esperar, uma multidão de fieis e devotos de Nossa Senhora de Lourdes estiveram participando neste domingo (21 de outubro) do encerramento da 48ª Festa dos Romeiros de Solidão.

Quem esteve presidindo a Santa Missa de encerramento foi o padre Jorge Dias da Paróquia de São Judas Tadeu, em São José do Egito.

Como acontece durante as romarias realizadas ao Santuário, as caravanas são recepcionadas no portal da entrada da cidade de onde seguem em procissão até a Gruta, onde acontece a Santa Missa.

Solidão vivenciou a XI Romaria do Terço dos Homens e das Mulheres

Foi realizada no domingo (06 de maio) a XI Romaria do Terço dos Homens e das Mulhres, em Solidão/PE. A romaria contou com a participão de diversos grupos de várias paróquias da diocese que se concentraram no portal da entrada da cidade de onde saíram em caminhada até a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes para participarem da Santa Missa presidida pelo pároco, Pe. Genildo Herculano.

Padre Genildo Herculano assume Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Solidão

O padre Genildo Herculano da Silva foi empossado na noite da segunda, 30 de janeiro, como o mais novo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Solidão. Padre Genildo assumiu a paróquia deixada pelo padre Jorge Adjan que, em março, estará assumindo a Paróquia do Bom Jesus Ressuscitado, em Serra Talhada.

Padre Genildo foi acolhido no portal da entrada da cidade pela população de Solidão, momento em que recebeu das mãos do prefeito a chave da cidade. Uma grande caravana saiu de Mirandiba, onde o padre era o pároco, para acompanhar esse momento de festa na chegada do novo sacerdote ao município. Ao som de uma banda marcial, saíram em caminhada até a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes onde aconteceu a missa de posse presidida pelo bispo dom Egidio Bisol.

Durante o seu discurso, padre Genildo iniciou citando uma frase de dom Hélder Câmara que diz “que é graça Divina começar bem, graça maior é insistir na caminhada certa, mas que é graça das graças é de nunca desistir”. Padre Genildo falou da importância da missão e de sua nova caminhada agora na cidade de Solidão. “A comunhão que nos une nesta noite, que é a missa que nos faz acontecer no nosso dia a dia. A nossa Igreja não teria razão se não fosse missionária. Decididamente missionária, levar aos confins de toda a Terra, Jesus Cristo. Missão é sair de si mesmo, sair de nosso egoísmo, sair do nosso comodismo e ir ao encontro do outro. Não devorar quilômetros, mas sim, ir com o coração, está é a missão que nós devemos progredir cada vez mais, principalmente com os mais necessitados, aqueles que não têm vez nem voz, aqueles excluídos. É esta a missão que vamos lutar, preservar aqui nessa comunidade, povo de Deus”, disse o padre.

Ele agradeceu ao povo de Mirandiba pelos 10 anos que esteve a frente da Paróquia de São João Batista e disse que durante todo esse tempo, conviveu com amor e dedicação a comunidade.

Chega ao fim, a 47ª Festa dos Romeiros, em Solidão

A 47ª Festa dos Romeiros de Solidão teve o encerramento neste domingo (15) com uma grande participação de fieis e devotos de Nossa Senhora de Lourdes. Caravanas de diversas localidades participaram do encerramento com a procissão que saiu do portal da entrada da cidade com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes até a Gruta, onde aconteceu a missa. Quem esteve presidindo a celebração na ausência do bispo, dom Egidio Bisol (que estava em Roma na canonização dos Santos Brasileiros), foi o Pe. Antônio Carlos, da diocese de Garanhuns.

Encerrada a 46ª Festa dos Romeiros de Solidão

Teve encerramento neste domingo, 16 de outubro, a 46ª Festa dos Romeiros de Solidão, no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. Como acontece todos os anos, o pequeno município é “invadido” por romeiros e devotos de Nossa Senhora de Lourdes que participam da procissão desde o portal da entrada da cidade até a Gruta onde ocorre a Celebração. São romeiros de todo o Nordeste que participam há décadas de uma das maiores romarias de toda a diocese.