Artigos

IGUARACI

Próximo a completar um ano de Paróquia, padre comemora o sucesso da Festa de São Sebastião, em Iguaraci

A Paróquia de São Sebastião, em Iguaraci, encerrou mais uma festa em honra ao seu padroeiro no sábado, 20 de janeiro. Primeiramente aconteceu a procissão que saiu da matriz, percorreu algumas ruas do centro, e retornou para a Praça Antônio Rabêlo onde aconteceu a missa de encerramento presidida pelo administrador paroquial, Pe. Antônio Rogério Veríssimo.

Foi a primeira festa em que o padre Rogério esteve a frente, já que a sua posse como administrador paroquial aconteceu no dia 28 de janeiro de 2017 e ele disse estar satisfeito e contente com a dimensão da Festa de São Sebastião, em Iguaraci, quando está próximo a completar um ano de paróquia. “Pra nós é mais uma motivação de alegria para animar cada vez mais a nossa fé e a nossa esperança”, concluiu.

1ª Trilha Juvenil Paroquial foi realizada em Iguaraci

A Paróquia São Sebastião de Iguaracy, em sintonia com o projeto diocesano Rota 60, vivenciou sua 1ª Trilha Juvenil no último sábado, dia 23 de setembro, com o lema “60 anos a caminho e na defesa da Caatinga”. Naquele momento, o Pe. Antônio Rogério, catequistas e Jovens oriundos do EJC, grupo Jovem Sal e Luz, confirmados da comunidade paroquial 2017, além do Pe. Luizinho e alguns jovens da Paróquia São José da Ingazeira, visitaram “o Santuário das Pedras” na Comunidade de Monte Alegre.

Foi um rico momento de integração, oração e lazer, tendo em vista, o incentivar um maior comprometimento e responsabilidade no cuidado de todos pelo nosso bioma, a “Caatinga”. A comunidade eclesial do Monte Alegre acolheu a todos com carinho demonstrado com a preparação de um excelente café da manhã.

Fortalecidos pelo café foi dado início a subida ao topo da serra. Após breve pausa para restauração das energias, presidida pelo Pe. Luizinho, aconteceu a celebração Eucarística e a renovação dos compromissos batismais conduzida pelo Pe. Antônio Rogério ao redor da lagoa. Em seguida, ocorreu o mutirão de limpeza no qual se recolheu bastante lixo deixado por pessoas que visitam o lugar com a finalidade de lazer, mas não se preocupam com  cuidado com o lugar deixando um rastro de sujeira, tais como: plástico, vidro etc. Concluída a limpeza, resultando em quatro sacos de lixo, os adeptos da 1ª trilha encontraram uma surpresa no retorno à comunidade de Monte Alegre – um almoço reforçado. As atividades foram encerradas ao som de muita música, alegria, brincadeiras e a certeza de que vivência da fé exige um compromisso com “a casa comum”, nosso planeta.

 

Pe. Antônio Rogério – Administrador Paroquial da Paróquia São Sebastião - Iguaracy

Crédito das fotos: Aldonez Pereira

Paróquia de São Sebastião, em Iguaraci, entrega mudas de plantas da Caatinga durante a celebração do Domingo de Ramos

A Paróquia de São Sebastião, em Iguaraci, distribuiu mudas de árvores nativas da Caatinga durante a celebração do Domingos de Ramos. O administrador paroquial, Pe. Antônio Rogério Veríssimo, disse que esse é o “nosso gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2017”.  Houve a doação de 50 mudas de árvores da Caatinga para os fiéis que participaram das celebrações do Domingo de Ramos e da Paixão em Jabitacá e Iguaracy e outras 50 mudas doadas a Prefeitura Municipal do município.

Encerrada 114ª Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em Jabitacá

Terminou na tarde/noite desta terça (15) mais uma edição da Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em Jabitacá, distrito de Iguaraci. Essa foi 114ª festa que por mais um ano contou com a participação de um grande número de fieis e devotos de Nossa Senhora dos Remédios.

Por volta das 17h aconteceu a procissão pelas ruas de Jabitacá e logo em seguida Concelebração Eucarística presidida pelo Vigário Geral da diocese, Monsenhor João Carlos Acioly Paz.

O Monsenhor falou durante a homilia que a nossa vida é um exercício constante de conseguirmos construir a santidade num processo de conversão porque todos nós necessitamos da conversão e também sobre a importância da presença de todos durante aquele momento de celebração. “Estamos aqui para proclamar as maravilhas de Deus que ele realizou em Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Vamos sair daqui alegres, animados, felizes, fortalecidos para continuarmos uma semana cheias de bênçãos”, disse.

O Vigário Geral parabenizou a organização da festa que não utilizou o nome da Festa de Nossa Senhora dos Remédios para a divulgação da festa profana, permanecendo com o nome de Festa de Agosto como já vinha ocorrendo, e pelas atrações musicais que se apresentaram que não foram de encontro aos princípios religiosos. Ele criticou severamente os gestores que contratam bandas musicais com dinheiro público e que cantam músicas que não edificam as famílias.

O administrador paroquial da Paróquia de São Sebastião, em Iguaraci, Pe. Antônio Rogério Veríssimo, agradeceu pela colaboração de todos que se empenharam desde o início da festa até o dia do encerramento. O padre disse que ficou surpreso com a quantidade de pessoas que participaram durante todo o novenário e, principalmente, no encerramento. Esse foi o primeiro ano em que o padre participou e esteve à frente da festa.

Paróquia de São Sebastião, em Iguaraci, realiza ato de conscientização no Dia Mundial da Água

A Paróquia de São Sebastião em Iguaraci esteve promovendo atividades durante o Dia Mundial da Água, na quarta 22 de março. Dentre as atividades, aconteceu uma missa dentro da Barragem do Rosário, principal reservatório do município e que se encontra em colapso total.

O padre Antônio Rogério Veríssimo presidiu a missa que contou com a participação de diversas pastorais, bem como de alunos, de alguns vereadores e representantes da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac).

Padre Rogério disse que ação realizada foi um ato de conscientização, em que aconteceu uma palestra sobre como utilizar de forma racional da água. “Foi um momento muito bom, de muita participação e, que inclusive, superou nossas expectativas. Eu lembrava ao povo que quando a gente ficar sozinho não vai conseguir, mas na hora que dermos as mãos, com certeza só não vamos ser objeto de conscientização, mas de luta naquilo que é nosso”, disse o padre.