Rua. São José , 42 - Centro 56.830-000  -  Ingazeira / PE
Fone: (87) 3829-1193
Pároco: Pe. Luís Marques Ferreira


 

INGAZEIRA

Diocese realiza romaria de Cristo Rei, abre Ano Nacional do Laicato e institui novos Ministros da Palavra

Com uma grande romaria diocesana que aconteceu neste sábado, 25 de novembro, na Paróquia de São José, na Ingazeira, a diocese de Afogados da Ingazeira festejou o Dia de Cristo Rei. A concentração ocorreu às margens do Rio Pajeú de onde todos saíram em caminhada até a matriz de São José onde aconteceu a missa campal presidida pelo bispo, dom Egidio Bisol.

Na oportunidade, foi encerrado o Ano Mariano, dado início ao Ano Nacional do Laicato que tem como tema “Cristãos leigos e leigas sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino” e a instituição de cerca de 70 Ministros Extraordinários da Palavra.

Dom Egidio falou sobre o Dia de Cristo Rei do Universo, da importância dos leigos e leigas para a Igreja, que sejam um laicato em saída e também sobre a nova turma dos Ministros da Palavra. “Caros Ministros Extraordinários da Palavra, a nossa Igreja se alegra com a sua presença e disponibilidade, reconhece no seu Ministério uma forma bonita e significativa de viver sua missão de leigos cristãos dentro da comunidade. Sabemos que a Igreja cresce e se constrói com ao escutar a Palavra de Deus. É por comungarmos da convicção que nenhuma comunidade cristã pode crescer sem o alimento da Palavra que resolvemos reconhecer em nossa igreja diocesana o Ministério da Palavra, para que não falte em nenhuma comunidade que torne acessível ao povo a riqueza da Palavra de Deus e que todos possam dela alimentar sua fé e seu compromisso cristão”, disse o bispo.

Setor Juventude do médio Pajeú realiza Romaria da Juventude na Ingazeira

O setor juventude do médio Pajeú da diocese de Afogados da Ingazeira esteve promovendo uma grande romaria na Ingazeira neste domingo, 29 de outubro, Dia Nacional da Juventude. Das nove paróquias que formam o zonal, apenas Tabira não esteve presente, as demais, Afogados (Bom Jesus e São Francisco), Flores, Carnaíba, Quixaba, Solidão, Ingazeira e Iguaraci, se fizeram presentes.

A romaria aconteceu dentro do projeto “Rota 60” em comemoração aos 60 anos da diocese e teve como tema “Juventude: Esperança, Amor e Fé”.

A acolhida aconteceu na gruta às margens do Rio Pajeú onde aconteceram algumas apresentações por parte dos jovens. Depois, todos saíram em caminhada até a matriz onde aconteceu a missa presidida pelo Pe. Daniel Gomes e concelebrada pelo padre Luiz Marques (Pe. Luizinho).

300 anos da primeira missa na Ingazeira e 25 anos de sacerdócio do Pe. Luisinho foram celebrados

Foi inaugurado na tarde deste sábado (24) na cidade de Ingazeira o monumento em comemoração aos 300 anos da primeira missa realizada no município. Os registros informam que um franciscano foi quem celebrou a missa em 1717, no local em que havia uma baraúna, próximo ao Rio Pajeú. Após a bênção, o bispo plantou uma muda de baraúna e o prefeito do município, Lino Morais, uma muda de ingazeira.

Estiveram participando da bênção que foi realizada pelo bispo, dom Egidio Bisol, Monsenhor João Carlos Acioly, os padres Luis Marques Ferreira (Pe. Luisinho), Antônio Rogério Veríssimo, Antônio de Lisboa, Cícero Alves e Monsenhor Assis Rocha, que já atuou na diocese de Afogados da Ingazeira e que hoje está no Ceará.

Em seguida, todos seguiram até o pátio da igreja Matriz de São José, onde aconteceu a concelebração em comemoração aos 25 anos de sacerdócio do Pe. Luisinho. Familiares, amigos e diversas autoridades estiveram prestigiando esse momento de bênção.

Após a missa, houve apresentação cultural por parte de vários artistas da região.

Paróquia de São José, na Ingazeira, recebe a Imagem Peregrina

A Paróquia de São José na Ingazeira recebeu na noite deste domingo (18) a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Depois de ficar durante uma semana peregrinando na Paróquia de São Sebastião em Iguaraci, ela foi entregue a comunidade de Ingazeira pelo padre Erinaldo Sultério, administrator paroquial de Iguaraci.

A acolhida a Mãe Aparecida ocorreu no distrito de Santa Rosa de onde a Imagem seguiu em carro aberto seguida de muitas motos e veículos até a matriz de São José onde aconteceu a missa campal de acolhida presidida pelo padre Erinaldo e concelebrada pelo padre Luis Marques Ferreira (padre Luisinho).

Padre Erinaldo destacou que, na Ingazeira, a exemplo dos outros municípios por onde a Imagem já passou, terá uma experiência de fé e que é um momento oportuno porque na Imagem de Maria vemos o Filho Dela, Jesus Cristo. “Por onde a Imagem tem passado muitos são os testemunhos de graças e bênçãos na vida dessas pessoas. Aqui na comunidade de São José, esposo de Maria, também vai viver essa experiência junto dela”, destacou o padre.

A Imagem peregrinará durante toda as semana nas comunidades e no próximo domingo (25) será entregue a Paróquia de Santo Antônio e São João Maria Vianey em Carnaíba.

Primeiro Encontro no Zonal Médio dos Grupos de Infância e Adolescência Missionária na cidade de Ingazeira.

Aconteceu no dia 5 de Julho de 2015 o primeiro encontro no zonal médio dos grupos de Infância e Adolescência Missionária na cidade de Ingazeira. Com a presença de aproximadamente 140 crianças de 4 paróquias do zonal, o evento estendeu-se por todo o dia, onde foram desenvolvidas atividades sobre a realidade das crianças do mundo, culminando com a Adoração ao Santíssimo no fim da tarde.


ORAÇÃO DE SÃO JOSÉ

Ó glorioso São José, 
a quem foi dado 
o poder de tornar possíveis 
as coisas humanamente impossíveis, 
vinde em nosso auxílio 
nas dificuldades em que nos achamos. 
Tomai sob a vossa protecção 
a causa que vos confiamos, 
para que tenha uma solução favorável.

Ó S. José muito amado, 
em vós depositamos 
toda nossa confiança. 
Que ninguém possa jamais dizer 
que vos invocamos em vão. 
Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, 
mostrai-nos que a vossa bondade 
é igual ao vosso poder.

São José, 
a quem Deus confiou o cuidado 
da mais santa família de sempre, 
sede o pai e protector da nossa 
e alcançai-nos a graça 
de vivermos e morrermos 
no amor de Jesus e Maria.

São José do perpétuo socorro, 
rogai por nós, que recorremos a vós.

Ámen.

Igreja de São José