Avenida. Rio Branco, 289 - Centro 56.800-000 - Afogados da Ingazeira / PE
Fone: (87) 3838-1221
Pároco: Pe. Gilvan Bezerra de Lima
Acreditar em Jesus Ressuscitado significa deixar-se guiar pela Sua luz, disse dom Egidio na Vigilia Pascal
Neste Sábado de Aleluia (também chamado de Sábado Santo), aconteceu a Virgília Pascal, na Catedral de Afogados da Ingazeira. Este sábado é um dia de esperança, na certeza da ressurreição do Senhor. Durante o dia, não há missa nem outras celebrações litúrgicas, pois trata-se de um momento de silêncio e oração. O Senhor está sepultado. A Vigília Pascal, uma extensa celebração, foi presidida pelo bispo diocesano, dom Egidio Bisol, e concelebrada pelo pároco, Pe. Gilvan Bezerra e foi dividida em Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.
Na Liturgia da Luz, o bispo abençoou o fogo que acendeu uma grande vela, chamada de Círio Pascal. O Círio, que representa Jesus Ressuscitado, é todo decorado com símbolos religiosos, como o da primeira e da última letra do alfabeto grego – Alfa e Ômega. Estas letras indicam que Jesus é o início e o fim de tudo, como ensina a Bíblia. Cinco cravos representando os cincos ferimentos na cruz – dois nas mãos, dois nos pés e um na lateral do corpo.
Em seguida, o bispo abençoou a vela com orações e entrou na igreja, que continuou apagada. Neste momento, cada pessoa acendeu a sua vela a partir do Círio que passou pelo corredor da Catedral e, aos poucos, foi ficando toda iluminada.
Depois, aconteceu a longa Liturgia da Palavra, com lições do Antigo e do Novo Testamento, mostrando o projeto de salvação de Deus desde o episódio do Mar Vermelho até a ressurreição de Jesus. Então se voltou a entoar o Glória e procedeu-se a Liturgia Batismal: ladainha, bênção da água, renovação das promessas do Batismo e aspersão. Por último, a Liturgia Eucarística, onde o altar foi preparado novamente para o banquete da Eucaristia.
Durante a reflexão da Vigília Pascal, dom Egidio falou sobre em acreditar no Cristo Ressuscitado se deixar guiar pela Sua luz. “Acreditar em Jesus Ressuscitado significa deixar-se guiar pela Sua luz, até nos tornarmos, nós também, luz para os nossos irmãos. A Liturgia de hoje é também um convite para entendermos que a Páscoa de Jesus sozinha ainda não realiza plenamente a vontade de Pai se não se tornar a nossa Páscoa, a minha Páscoa, a sua Páscoa, a Páscoa da família, da comunidade, da sociedade, a Páscoa do mundo. Renovemos então a nossa fé na Ressurreição do Senhor e renovemos o nosso compromisso de trabalhar para que essa força da Ressurreição de Jesus se manifeste cada vez mais, cada vez melhor na nossa vida”, concluiu dom Egidio.