Dom Egidio preside Missa Vespertina da Ceia do Senhor

Com o tradicional rito do lava-pés na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, o bispo diocesano dom Egidio Bisol deu início ao Tríduo Pascal.

A missa desta Quinta-Feira Santa, também é chamada de Santa Missa Vespertina da Ceia do Senhor.

Ao recordar a Última Ceia de Jesus com os discípulos, celebra-se a instituição da Eucaristia na Igreja. Além disso, ocorre o rito do lava-pés, repetindo o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus discípulos, deixando a todos um testemunho da vocação ao serviço do mundo e da Igreja.

Neste ano, foram lavados os pés dos catequistas.

Dom Egidio falou da importância e do significado para todo cristão pôr em prática ‘lavar os pés do próximo’. “O grande chamado para a noite de hoje é ter a capacidade de juntar as duas coisas, e não separar as duas coisas (Missa com a partilha do vinho e o lava-pés devem andar juntos) para que toda vez que celebrarmos a Eucaristia, saiamos fortalecidos para o serviço aos irmãos. E todas as vezes que estamos fazendo um serviço aos irmãos nós possamos dizer nesta hora estou sendo parecido com Jesus, não é só uma ação social que estou fazendo não, é um momento de comunhão com Ele, porque Ele fez isso e, a medida que eu fizer isso, também me torno mais parecido com Ele”, concluiu dom Egidio.